Vereadores ouvem esclarecimentos do Sanear sobre tarifa de água

Os vereadores ouviram na manhã de hoje (19) durante uma reunião realizada na Câmara Municipal de Rondonópolis a diretoria do Saneamento Básico de Rondonópolis – Sanear, formada pela diretora geral Terezinha Souza, responsável técnico Hermes Ávila e a responsável pela manutenção e administrativa financeira Antonieta de Almeida, para prestarem esclarecimentos quanto ao aumento em algumas contas de água dos munícipes.

As reclamações chegaram aos vereadores por meio das redes sociais, a maioria foi de moradores que tiveram os hidrômetros de suas casas trocados. De acordo com os parlamentares, em alguns aumentos chegaram a triplicar de uma conta para outra, sendo que o consumo é o mesmo.

A direção da autarquia disse que não houve aumento na tarifa de água, que o que teve foi um índice de correção inflacionária no mês de março desse ano, que é determinado por lei. Disse ainda, que essa mudança no valor pode ter sido causado por alguns fatores, entre eles a ligação de esgoto de muitos bairros que não tinham e também a troca de hidrômetros de residências que já tinham mais de dez anos de uso.

“A norma diz que os hidrômetros têm que ser trocados a cada cinco anos, e nessa troca verificamos que existia alguns com mais de 13 anos, e que não marcava o consumo do contribuinte, e ao ser colocado um hidrômetro novo ele passou a registrar de forma correta e por isso houve o aumento da fatura”, falou Terezinha Souza.

A reunião durou cerca de duas horas, e várias dúvidas e informações sobre os trabalhos da autarquia foram repassadas aos vereadores.