Vereadores Mirins se colocam no lugar de autistas durante dinâmica

Vereadores Mirins se colocam no lugar de autistas durante dinâmica

Vereadores Mirins se colocam no lugar de autistas durante dinâmica

Após o término da Sessão Ordinária do Vereador Mirim, realizada hoje (25) na Câmara Municipal de Rondonópolis, os parlamentares participaram da palestra “Autismo: Uma Realidade” com a palestrante Doutora Érica Rezende Barbieri idealizadora do projeto “Autismo na Escola”, trazendo informações sobre o transtorno e também a importância da Lei Municipal de prioridade nº 9.215 de autoria do vereador Adonias Fernandes, que dispõe sobre a obrigatoriedade de todas as placas de atendimento prioritário incluir o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista.

Os vereadores mirins ficaram atentos a todas as informações passadas pela palestrante, puderam tirar dúvidas quanto ao transtorno. Na oportunidade, eles participaram de uma dinâmica de empatia, foi o momento de se colocar no lugar do outro, e de olhos vendados, sentiram através dos principais órgãos do sistema sensorial que são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos, como um autista se sente em uma volta ao shopping.

O evento contou ainda com a presença da Lucília Reale, que é autista, e falou um pouco sobre a sua dificuldade de ir a supermercados e açougues, e deu um recado para os vereadores mirins.

“São crianças, jovens, e são a esperança muito grande para todo mundo, e eles tem a oportunidade de ajudar a mudar essa realidade do preconceito com a pessoa autista, é necessário que estejam dispostos a mudar alguns paradigmas que estão ultrapassados e não funcionam mais”, relatou Lucília.

A Lei Municipal é de 2017, porém em muitos lugares do município não está sendo cumprida, e isso estava trazendo transtornos para pais de autistas, porém, depois de uma reunião dias atrás com o coordenador do Procon de Rondonópolis, essa realidade irá mudar.

“Estamos muito felizes, que o Procon começou nesta semana a fiscalizar os comércios da nossa cidade, exigindo que se coloque o laço do autismo nas placas de prioridade, e isso é de suma importância, visto que os autistas precisam sim de atendimento prioritário”, falou a psicóloga Érica Rezende.

“Estamos finalizando o processo de licitação da nossa agência de publicidade, e já deliberamos que o autismo é uma prioridade na nossa divulgação, porque o que precisa é informação, conhecimento”, disse o presidente da Câmara Cláudio da Farmácia.

A agenda para a realização das palestras está aberta, e quem tiver interesse pode entrar em contato pelos telefones: (66) 3422-4540 ou (66) 99227 – 1579.

+ Acessados

Veja Também