Vereadores intermediam pagamento de ex-funcionários o Rotativo Rondon

Redação PH

Redação PH

guarantã será atendido pelo mutirão justiça comunitária

Vereadores intermediam pagamento de ex-funcionários o Rotativo Rondon

A Câmara de Vereadores começou as tratativas para tentar um acordo entre os trabalhadores do Rotativo Rondon e a direção da empresa. Nesta terça-feira, vereadores, diretores da empresa e ex-funcionários que foram demitidos do Rotativo Rondon se reuniram para debater o atual quadro.

A advogada da empresa, Liz Moreira Vaz, explicou que o volume arrecadatório da empresa tem ficado abaixo dos gastos gerando prejuízos mensais. Ela ainda destacou que o fato do ano passado a empresa ter ficado sem poder atuar por 57 gerou um prejuízo de R$ 480 mil.

Ela também explicou que houve uma readequação de horário de funcionamento do Rotativo, que atualmente tem um horário reduzido em duas horas, e que antes os funcionários trabalhavam em dois turnos de seis horas e agora é um turno de oito horas.

Com essa nova dinâmica houve também dispensas de funcionários, que chegou a aproximadamente 40 demissões.

No entanto, um grupo de pessoas demitidas reclamou que o Rotativo Rondon não estaria pagando em dia os direitos trabalhistas. A advogada argumentou que a proposta, devido a situação financeira da empresa, é realizar o pagamento dos direitos trabalhistas em dez parcelas.

Por outro lado, os ex-funcionários da empresa, não estão de acordo com a proposta, e defendem o pagamento integral dos direitos.

Os vereadores destacaram que as questões trabalhistas deverão ser resolvidas pela empresa, até mesmo pelo fato de que a Legislação necessita ser respeitada. “Essa questão, em muitos casos, está na Justiça e não temos o papel de agir, quando a Justiça do Trabalho, já está atuando”, disse o vereador Adonias Fernandes, que fez a convocação da reunião.

O parlamentar, por outro lado, se comprometeu a realizar uma reunião entre o prefeito Zé Carlos do Pátio e a empresa para buscar um entendimento para amenizar a situação dos trabalhadores e também para analisar o contrato entre o Rotativo e Prefeitura.

+ Acessados

Veja Também