Vereadores concluem visitas em escolas para implantação da Unemat

29 diretórios estaduais ainda não prestaram contas ao tre; prazo termina terça-feira

A Comissão prol criação e implantação de Universidades Públicas em Rondonópolis, Presidida pelo Vereador Thiago Silva (PMDB), e composta pelos vereadores Orestes Miraglia, Adonias Fernandes, Silvio Negri e Sub Tenente Guinâncio concluiu NA última semana visitas nas Escolas Municipais e Estaduais do município, para encaminhar ao Governo do Estado, a Reitoria da Unemat e ao Prefeito José Carlos do Pátio (SD) um relatório dos possíveis locais para implantação do núcleo ou campus na Unemat na cidade.

As visitas percorreram cerca de 10 escolas, porém são poucas possuem salas disponíveis para implantação de cursos, somente a Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim e as municipais CPAC e Bonifácio Sachetti, possuem disponibilidades de espaços adequados para o funcionamento da estrutura administrativa e funcionamento dos cursos.

De acordo com o vereador Thiago Silva, o objetivo da Comissão é que na Reunião do Conselho Universitário da Unemat – Consuni que acontecerá no dia 18 de Abril em Cáceres, a Prefeitura já apresente um relatório com a contrapartida e os apoios necessários para a implantação dos cursos em Rondonópolis. “Não podemos admitir o que aconteceu em 2014, quando o vestibular foi suspenso por falta de convênio e local para funcionamento da Universidade. Estamos fazendo como outras cidades fizeram para receber a Unemat, identificando os locais disponíveis para aprovação do Consuni”.

Na última quinta-feira (30), no “1º Encontro de Educação da Rede Municipal de Ensino/2017" o prefeito Zé Carlos do Pátio confirmou que se reuniu com o secretário Domingos Sávio, o governador Pedro Taques e a reitora Ana Di Renzo, para debater a implantação na Unemat em Rondonópolis. De acordo com o prefeito, no próximo dia 18, o Conselho Superior da Unemat irá se reunir para decidir sobre a vinda instituição para Rondonópolis.

O prefeito José Carlos do Pátio (SD) destacou a conversa com o governador Pedro Taques. “Tive uma conversa muito forte com o governador Pedro Taques de trazer a Unemat, estou bem positivo, a reitora Ana Di Renzo está trabalhando forte por isso, estamos querendo que Rondonópolis seja um projeto de Educação, que aqui respire Educação,” destacou o prefeito.

O vereador Thiago Silva é autor da emenda no Orçamento Municipal de 2017, que garantiu R$ 500 mil de contrapartida do município para a instalação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis. “Acreditamos que com a emenda garantida no orçamento o sonho da implantação da Unemat está próxima de ser concretizada, pois esta foi à exigência firmada no Ministério Público pela Reitora Ana Di Renzo”, concluiu Thiago Silva.

As ações em prol da concretização da Unemat em Rondonópolis não param e na próxima sexta-feira (7), às 19h na Câmara Municipal, será realizada uma audiência pública debater junto com população e autoridades Federais, Estaduais e Municipais a implantação na Unemat na cidade.