Vereadores buscam com prefeito solução para escola

Redação PH

Redação PH

| s.j. povo | vereador tenta destravar obras da rodovia do leite

Vereadores buscam com prefeito solução para escola

Os vereadores Vilmar Pimentel (SD), Bilu do Depósito de Areia (PRTB), Orestes Miraglia (SD), Adonias Fernandes (PMDB) e Tiago Silva (PMDB) foram os intermediadores de uma reunião entre o prefeito Zé Carlos do Pátio e representantes da comunidade do Naboreiro.
O motivo da reunião foi debater a situação da escola São Domingos Sávio que foi municipalizada e a comunidade gostaria da manutenção da equipe e da sistemática de ensino da escola. “O que ocorre é que os índices do Ideb da Escola é um dos melhores”, disse a professora Keila Coimbra. O problema é que a São Domingos Sávio era mantida por meio de um contrato de comodato por uma entidade italiana, mas o referido contrato que era de 20 anos chegou ao fim a escola foi municipalizada e com isso a escola está passando por mudanças, principalmente no corpo docente. Os professores da escola passaram a serem contratados pelo município, ao final do comodato, e devido aos aprovados no concurso, muitos novos professores foram lotados para a Domingos Sávio.
O grupo pediu ao prefeito a manutenção da antiga equipe pelos resultados obtidos e que a escola passasse a ter gestão própria atendendo a comunidade via convênio com o município. Pois, muitos dos professores, que trabalhavam sob contrato da Prefeitura eram da comunidade e com a chegada do novo corpo docente a maioria vira de longe da comunidade.
O prefeito Zé Carlos do Pátio explicou que não tem interesse em mudar a sistemática da Escola. “Não vejo motivos para isso, os números dessa escola são ótimos, acima da média inclusive do Estado, não podemos mudar isso”, disse. Pátio , por outro lado, explicou que não pode também, sem legalidade jurídica, devolver a autonomia de contratação de equipes para a escola. “Existe uma Lei municipalizando a escola, temos que ver a legalidade de revogar essa Lei e fazer um convênio para atender financeiramente a escola”, explicou o prefeito.
Pátio estuda como uma das saídas também trabalhar um convênio aos moldes do que atender o Padre Lothar nos projetos de creches, mas deixou claro que vai trabalhar sob consulta da procuradoria e do jurídico da Secretaria de Educação. “Não podemos atropelar a Lei de forma alguma”, disse.

+ Acessados

Veja Também