Vereador se preocupa com quantidade de menores que estariam supostamente fazendo uso de narguilé

vereador professor sidnei resolve problema da falta d´água em comunidade rural



Está no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a proibição de vender, servir, fornecer, ministrar ou entregar ainda que gratuitamente produtos cujos componente possam causar dependência física ou psíquica a menores de idade, porém, segundo denúncias feitas ao vereador Subtenente Guinancio (PSDB) esse fato tem ocorrido com frequência dentro e fora de estabelecimentos comerciais do município.

Durante fala na Sessão, o vereador se mostrou preocupado com a quantidade de menores que estariam supostamente fazendo o uso do Narguilé em estabelecimentos comerciais. O uso em locais públicos também é um fato que preocupa o parlamentar.

“Ainda não vi este fato de menores consumindo o narguilé no interior de estabelecimentos comerciais, mas isso será averiguado” afirmou.

NARGUILÉ

O Narguilé é como um cachimbo à base d’água usado para fumar tabaco aromatizado. Ele é constituído de um frasco de vidro, uma ou mais mangueiras e um fornilho coberto por uma mistura de tabaco, sabores e aromas revestidos por carvão.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou que uma sessão de uso de narguilé, que dura em média de 20 a 80 minutos, equivale à fumaça de 100 cigarros, sendo assim, ele é mais prejudicial à saúde do que o uso de formas tradicionais de fumo como o cigarro.