Vereador quer volta da Guarda Mirim em Rondonópolis

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Emedebista disse que seu requerimento deve ter respostas

Vereador quer volta da Guarda Mirim em Rondonópolis

Compartilhe:

O vereador Gérson Moreira, o Investigador Gérson (MDB), apresentou na Câmara de Vereadores, na semana passada, um requerimento, pedindo ao prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB), a reimplantação da Guarda Mirim, em Rondonópolis.

A referida guarda, voltada a formação de crianças e adolescentes, funcionou no final da década de 70 até o ano 2000, quando foi desativada.  Vestidos de farda e bonés , era comum ver esses rapazes entre 14 a 18 anos em filas de banco ou até mesmo fazendo atendimento nas empresas.

A Guarda Mirim ajudava na formação destes jovens e era uma forma de inseri-los no mercado de trabalho. A Guarda Mirim chegou ao fim em Rondonópolis, no final de 2000, em razão de diversos motivos, o primeiro foi a alteração das Leis Trabalhistas limitando a contratação de menores de idade. Naqueles tempos, os Mirins, trabalhavam em sua maioria para a Prefeitura na venda dos talonários da zona azul, que acabou também naquela oportunidade sendo extinta e retornando no final de 2014 como Rotativo Rondon, por meio de empresa terceirizada. Hoje esse papel é feito pelos chamados “verdinhos”.

Adonias apresentou projeto recriando a guarda mirim em 2017

Em 2017, o vereador Adonias Fernandes (PMDB) , apresentou um projeto recriando a guarda mirim, ele pelo projeto iriam atuar de forma diferente, eles devem participar de cursos treinamentos e atividades culturais, aos moldes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e não no mercado de trabalho, em razão das limitações da Lei.

A proposta acabou sendo vetada na época.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp