Vereador quer debater os impactos da Ferrovia em Rondonópolis com a expansão até o Norte do Estado

Reginaldo cobra concurso amplo para o município

O vereador Reginaldo dos Santos (SD) protocolou, na última quarta-feira (27), pedido para que seja realizada em Rondonópolis uma audiência pública para que seja analisado o Projeto de Ramal Ferroviário que visa expandir a malha ferroviária de Rondonópolis a Cuiabá e ao Norte do Estado, além da questão dos novos investimentos no terminal localizado no município, que é o maior da América Latina.

Reginaldo pede ainda para que o pedido seja encaminhado a indicação ao deputado federal José Medeiros e ao senador Wellington Fagundes para que a audiência seja realizada em parceria com o Câmara Federal e o Senado da República. A audiência ainda não tem data para ocorrer, mas deverá ser feita após a Pandemia do Coronavírus.

Reginaldo destacou em sua justificativa para que neste momento é importante debater os impactos e as consequências deste projeto para o desenvolvimento de Rondonópolis.

Segundo prevê os planos da empresa, a ideia é construir uma extensão da via, que hoje acaba em Rondonópolis, até Lucas do Rio Verde. A proposta estratégica seria criar um grande corredor ferroviário, formado pela Malha Norte e pela Malha Paulista, para escoar a produção do Mato Grosso até o Porto de Santos.

A diretoria da empresa também confirmou a conclusão das obras do Terminal de Cargas de Rondonópolis.A previsão é de que seja entregue ainda na primeira quinzena de junho, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. O investimento no terminal alcançou a cifra de R$ 250 milhões, o que permitiu dobrar a sua capacidade.

Leia mais sobre o assunto:

Concessionária Rumo confirma projeto para expandir ferrovia em Mato Grosso