Vereador propõe criação de clínica regional para tratar dependentes quimicos

ambulâncias compradas com recursos da al serão distribuídas a todos os municípios de mt

O vereador Thiago Silva está propondo, por meio de uma indicação à Prefeitura de Rondonópolis e ofício às demais prefeituras da região Sudeste e Câmaras Municipais, a criação de um plano de discussão regional integrada de prevenção às drogas e tratamento de dependentes químicos. Segundo ele, o plano tem por finalidade traçar metas e ações conjuntas entre os municípios da região.

“O propósito é reunir forças e sugerir ações estratégicas de estruturação de uma rede de acolhimento, tratamento e reinserção social de dependentes químicos e apoio às famílias, atuando de forma sistêmica, além de promover e fomentar ações de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, sobretudo, junto à população jovem, além de sensibilizar os órgãos estaduais de segurança pública sobre a necessidade de apoiar e expandir as políticas de prevenção e tratamento dos dependentes químicos”, explicou o parlamentar.

A proposta, antecipa o vereador, buscará parceria junto ao governo federal e estadual para viabilizar uma clínica regional de recuperação de dependentes químicos para atender especificamente os pacientes da região abrangida pelas cidades participantes do plano. “O objetivo é viabilizar a promoção do acolhimento, abrigo, a garantia de direitos, benefícios e a inclusão social dos dependentes por meio de serviços oferecidos pela clínica e seus familiares”. A clínica seria administrada por meio de uma gestão compartilhada entre o estado e os municípios. “Seria como um consórcio”, externou o vereador.




De acordo com Thiago Silva, o plano ainda terá o objetivo de envolver nesta luta os órgãos e setores dos poderes Executivo e Legislativo, com acompanhamento do Poder Judiciário no sentido de identificar a real situação, dimensionar o problema e traçar o perfil de cada município pertencente à região Sudeste do Estado.