“Vemos a primeira-dama como um ser humano diferente, que enxerga e se coloca no lugar do outro”, afirma voluntário

Unaf

Unaf

Na foto secretária interina da Setasc Grasielle Bugalho, enfermeiro Rodrigo (voluntário) e primeira-dama de MT Virginia Mendes. - Foto por: Jana Pessôa/Unaf

“Vemos a primeira-dama como um ser humano diferente, que enxerga e se coloca no lugar do outro”, afirma voluntário

A partir da iniciativa da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, mais de 150 mulheres em situação de vulnerabilidade e de rua receberam, na noite desta quarta-feira (08.03), marmitas, frutas, sucos e lembranças pelo Dia Internacional da Mulher.

Na celebração do Dia da Mulher, a primeira-dama não se limitou a comemorar apenas na Secretaria de Estado e Assistência Social e Cidadania (Setasc) e no Palácio Paiaguás. Acompanhada das equipes da Unidade de Ações Sociais e Apoio às Famílias (Unaf), Setasc e do enfermeiro e voluntário Rodrigo Martins, Virginia entregou marmitas e lembranças para as mulheres em situação de vulnerabilidade e de rua.

“Estou muito feliz por estar aqui na Praça Ipiranga com o nosso anjo Rodrigo, que faz um trabalho voluntário lindo com as pessoas em situação vulnerável e de rua. Poder estar aqui é maravilhoso. As pessoas precisam da alimentação, precisam de ajuda, e nós temos os nossos anjos aqui. Gratidão por permitir a gente estar com vocês nesta ação”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.
Primeira-dama Virginia Mendes faz entrega de marmitas e presentes na praça Ipiranga em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres
Créditos: Jana Pessôa/Setasc

Ela ainda contou da falta que sentiu por não participar ações sociais na rua quando ficou doente. “Eu senti muita falta. Fico muito feliz quando estou na rua, quando posso ajudar de alguma forma. Isso pra mim é muito gratificante, não tenho palavras. Quando eu não posso ir, minha equipe da Unaf, junto com a Setasc, nos ajudam. Ninguém faz nada sozinho”, reforçou.

A missão do enfermeiro Rodrigo da Silva Martins, voluntário na distribuição de marmitas do Prato Popular explicou é amparar as pessoas que mais precisam.
 “Aqui nós atendemos as pessoas em situação de rua, pessoas que não possuem nenhum amparo social, pessoas que não têm apenas a necessidade de se alimentar, mas também afetiva, emocional, são necessidades que vão muito além de uma simples marmita”.Primeira-dama Virginia Mendes faz entrega de marmitas e presentes na praça Ipiranga em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres
Créditos: Jana Pessôa/Setasc

Rodrigo contou como foi a aproximação com a primeira-dama Virginia Mendes. 

“Eu costumo dizer que o ser humano, para ter empatia pelo outro e enxergar o outro, ele tem que ser diferenciado, e nós vemos a primeira-dama Virginia como um ser humano diferente, que consegue enxergar o outro e se colocar no lugar do outro, não fomos nós que a procuramos, foi ela que nos encontrou no início de uma pandemia, e partir daí ela se colocou a disposição para amparar estas pessoas e o faz até hoje”, afirmou Rodrigo.

Todos os dias, o Restaurante Prato Popular, instituído pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Setasc, entrega de 150 a 200 marmitas em 5 pontos diferentes da capital, de segunda a domingo. 

“Nós atuamos de forma voluntária como parceiro da primeira-dama do Estado, através programa SER Família. Primeiro veio o programa Aconchego, com a distribuição dos cobertores, agora temos o SER Família, que atende a população, e nós estamos aí para somar desde o início”, ratificou Rodrigo.

Primeira-dama Virginia Mendes faz entrega de marmitas e presentes na praça Ipiranga em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres
Créditos: Jana Pessôa/Setasc

Letícia Gabriele Pereira dos Santos tem 27 anos e quatro filhos, sendo um deles especial. Ela contou que frequenta a praça e que sempre foi ajudada pelo voluntário Rodrigo. Ela também destacou o trabalho da primeira-dama Virginia.

“Sempre fui ajudada pelo Rodrigo. Ele fez chá de fralda pra mim, me ajuda com leite e remédio para meu filho que é especial. Já conheço bastante o trabalho da primeira-dama Virginia Mendes, ela faz projetos bonitos. Que Deus a abençoe pra ela continuar nos ajudando. Ela é uma pessoa muito incrível, pessoa guerreira, forte, não se abate por doença, ela sempre está alegre e sorridente”, comentou.

A secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho, falou sobre as entregas das refeições. 

“Essa é uma ação contínua do Restaurante Prato Popular, onde diariamente são entregues marmitas para pessoas em situação de rua. Tudo isso é coordenado junto com equipe de Segurança Alimentar da Setasc , com apoio também de voluntários, através do monitoramento do comitê de acompanhamento das pessoas em situação de rua”.

De acordo com Grasielle, a mobilização foi com o foco na mulher e contou com o apoio de voluntários, do Governo de Mato Grosso, Unaf e outros parceiros.

“Tudo isso é possível porque existe uma união de esforços. Quero agradecer, também, o apoio da igreja, que trouxe o bazar solidário com algumas roupas. Entregamos brindes especiais para o Dia das Mulheres, para que elas se sintam abraçadas e valorizadas neste dia. Uma ação encabeçada por nossa primeira-dama Virginia Mendes para trazer carinho para toda essa população que tanto precisa”., finalizou a secretária.

+ Acessados

Veja Também