Várzea Grande vai sediar competições dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses de 2024

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Várzea Grande vai sediar competições dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses de 2024

Compartilhe:

O município de Várzea Grande vai receber atletas de todo o estado, entre os dias 27 e 30 de junho para a realização da primeira edição dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses de 2024. A competição esportiva é direcionada para pessoas com deficiências física, intelectual e visual de todas as idades e de todos os municípios de Mato Grosso.

De acordo com o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, Várzea Grande se tornou referência em Mato Grosso no atendimento às pessoas com deficiência matriculadas na rede municipal de ensino e em pouco mais de um ano passou a ‘rankear’ competidores em eventos nacionais e até internacionais. “E agora, como forma de ratificar essa liderança, o município foi o escolhido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para sediar os Jogos Paraolímpicos Mato-grossenses. A abertura será nesta quinta-feira, às 18h30, no Ginásio Poliesportivo “Júlio Domingos de Campos”, o “Fiotão”, informou.

Com disputas nas modalidades de atletismo, bocha, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, badminton, judô, halterofilismo e goalball, os Jogos Paralímpicos receberão delegações dos municípios para as competições no Ginásio do Fiotão e em outros equipamentos municipais. Além da disputa por títulos de campeões mato-grossenses, a competição também servirá de seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que são promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

As competições mato-grossenses são divididas por faixa etária, abrangendo as categorias sub-11, sub-14, sub-16 e sub-18, com atletas de 9 a 17 anos. Haverá também disputas nas categorias adulto master (18 a 35 anos) e absoluto (36 anos ou mais).

“Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento da prática paradesportiva nos municípios mato-grossenses. A realização dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses visa, dentre outras coisas, estimular as pessoas com algum tipo de deficiência para as práticas esportivas em todo o estado”, destaca o judoca e secretário de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.

As competições dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses de 2024 prometem ser acirradas com a participação especial de atletas campeões como: no Goalball: André Luiz – 17 Anos – Campeão do Parapan de Jovens em Bogotá/COL e 3° Lugar no Mundial de Jovens em São Paulo/SP; Nathalia Maria Arruda: 4° Lugar no Mundial de Jovens em São Paulo/SP; no Tênis de Mesa: Ana Beatriz Pereira Antenor – 16 anos, campeã Brasileira de Tênis de Mesa e Convocada para a seleção brasileira de jovens da modalidade; no Atletismo: Isabela Stropa – 13 anos, recordista brasileira de arremesso de peso para atletas com deficiência física na faixa etária estudantil e Nicole Mayume – 12 anos, recordista brasileira no salto em Distância para deficientes visuais na faixa etária estudantil;

Confira abaixo a programação completa:

28/06
08h às 12h – Atletismo adaptado – COT/UFMT
08h às 18h – Bocha – CIE
08h às 18h – Parabadminton – Fiotão 
14h às 18h – Natação – Piscina da UFMT

29/06
08h às 18h – Goalball – Fiotão
08h às 12h – Halterofilismo – Academia Midea
14h às 18h – Tênis em cadeira de rodas – CIE

30/06 
08h às 12h – Judô – CIE
08h às 12h – Tênis de mesa – Fiotão

Confira mais fotos

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp