Vantagens e desvantagens de viajar para o nordeste durante a baixa temporada

Vantagens e desvantagens de viajar para o nordeste durante a baixa temporadaVantagens e desvantagens de viajar para o nordeste durante a baixa temporada

Vantagens e desvantagens de viajar para o nordeste durante a baixa temporada

Se tem uma coisa que todo mundo gosta é de viajar. E quem está acostumado com isso, ouve muito uma frase bem comum: baixa temporada é mais barato. Mas afinal, você sabe o que é realmente a alta e a baixa temporada? Vamos te explicar!

Começando pela alta temporada, é o período em que as pessoas mais viajam, pois bate com as férias escolares e também as festas, como a virada de ano e o carnaval. Falando do Brasil, são os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, além dos feriados prolongados.

Já a baixa temporada são os meses e dias restantes, onde as cidades não recebem um fluxo de visita tão grande como nos citados acima. Vale ressaltar que o período de baixa e alta temporada costuma ser diferente de um país ou região para outro.

Um exemplo é no inverno, as cidades com atrações voltadas para essa época tem a sua alta temporada aí. Diferente do que acontece nas cidades onde as praias são o grande destaque, que preferem o verão.

Mas então, quais as vantagens e desvantagens das duas opções? Vamos te ajudar.

Vantagens e desvantagens da baixa temporada

Viajar na baixa temporada é um pouco difícil, já que é preciso que as férias do trabalho coincidam. Mas, caso consiga, há muitas vantagens em aproveitar as épocas menos concorridas.

Preços mais atrativos

A questão financeira é o principal atrativo da baixa temporada, sendo possível economizar desde o voo até mesmo na hospedagem. Os turistas são “recompensados” por viajar em um período fora das férias, e com isso, pode ter um bom alívio no bolso.

Quem também costuma dar uma “forcinha” são as locadoras de veículos e também o comércio local, abaixando o seu preço para os turistas na baixa temporada. Somando todos os descontos, a vantagem pode ser gigante neste aspecto, principalmente para quem pretende viajar gastando pouco.

Sem aglomerações

Se você é do tipo de pessoa que não gosta de muitas aglomerações de pessoas, locais lotados, a baixa temporada é uma grande vantagem.

Nela, os lugares ficam mais calmos, e isso ajuda até mesmo no atendimento nos estabelecimentos, como por exemplo em um restaurante, onde não terá toda aquela correria da alta temporada.

Escassez de passeios

Em contrapartida, uma viagem na baixa temporada pode ser frustrante se você busca por passeios. Nesta época, as opções podem ser reduzidos, principalmente os que necessitam de guias, não tendo a mesma variedade de opções da alta temporada.

Inclusive, muitos locais contam com algumas atrações restritas apenas para os períodos de alta temporada, devido ao número de turistas.

Baixa temporada no Nordeste

Uma boa dica para a baixa temporada no Nordeste é direcionada quem gosta de praias. Se você tem esse perfil, pode selecionar períodos menos quentes da época e aproveitar a sua viagem curtindo com um preço mais acessível.

As praias ficam mais desertas e o sol mais agradável e tranquilo, ideal para aproveitar e relaxar.

Vantagens e desvantagens da alta temporada

Não dá pra fugir, às vezes, por causa dos compromissos com escola e trabalho, só é possível viajar na alta temporada, mas isso não significa que a viagem será menos proveitosa. Veja como aproveitar os períodos mais concorridos.

Diversidade de serviços e hospedagens

Um dos principais pontos da alta temporada é a diversidade de serviços, e isso inclui desde a hospedagem até as atrações turísticas. Como o fluxo de pessoas é maior, muitos locais preparam atividades especiais, outros até mesmo só funcionam neste período.

Agitação

Se você tem um perfil mais agitado, gosta de conviver rodeado de pessoas, a alta temporada também é uma vantagem. Com o alto número de turistas, em todo lugar que vá encontrará muitas pessoas e aglomerações.

Agora se o seu perfil for mais tranquilo, calma, preferir passeios mais reservados, esse é um ponto negativo na época, visto que o número de pessoas é bem maior.

Preços mais salgados

Com o número de procura bem maior, a alta temporada traz preços mais salgados, e isso inclui absolutamente tudo. Desde a sua viagem, hospedagem, até mesmo no valor da alimentação e passeios.

É aquele famoso momento onde as cidades e empresas costumam “garantir o ano”, fazendo a sua renda em cima do turista, afinal, a procura é grande.

Alta temporada no Nordeste

No Nordeste, não podemos deixar de citar as festas na alta temporada. A virada de ano pode ser espetacular na região, com opções de fogos nas praias e eventos especiais. Mas o ponto-chave é o carnaval, marcado por festas e muita agitação.

Variando de acordo com a região de cada cidade no Nordeste, o carnaval pode ser regado a muito frevo ou axé. A época, inclusive, é a mais recheada de turistas no ano, atraindo pessoas do mundo todo.

+ Acessados

Veja Também