Unidade social fortalece campanha Outubro Rosa com atendimento à população do bairro Santa Maria

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Unidade social fortalece campanha Outubro Rosa com atendimento à população do bairro Santa Maria

Compartilhe:

Moradoras da região do bairro Santa Maria participaram nesta terça-feira (3), de uma mobilização da Secretaria de Saúde que neste mês  estará ampliando e fortalecendo a Campanha Outubro Rosa, no município. As mulheres que se deslocaram ao Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – puderam realizar coleta de CCO, teste rápido de DST, aferição de pressão, glicemia capilar, solicitação de mamografia e avaliação da mama. 

Como explica a coordenadora do CRAS Santa Maria, Ionice Feliciano, cerca de 60 mulheres foram atendidas na unidade social que abrigou a equipe da Saúde para esses atendimentos. “É importante  essas ações, ainda mais em um mês de reflexão, e de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do  colo do útero. Fizemos o convite às mulheres residentes no bairro e região adjacentes e, para a nossa surpresa, tivemos um número expressivo de pessoas atendidas aqui”, comemorou. 

A coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda disse que o município vem há anos fortalecendo essa campanha, e tem em todas as ações alcançado resultados positivos, porém é importante que a população, em especial a especial a do sexo feminino faça regularmente os exames necessários, como a mamografia e a coleta do CCO, porque quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mas chance a paciente tem de cura. 

A médica da Unidade de Saúde do bairro Água Limpa, Mirela Amaral Assis Belizario realizou atendimento e também destacou a importância da campanha Outubro Rosa. “É preciso ter a conscientização da necessidade de realizar os exames preventivos, do que esperar ou não do auto exame da mama, de quando fazer a mamografia, com que idade se deve fazer e tirar as dúvidas porque esse é o momento. Os pacientes que tiverem idade ou histórico de câncer na família, vamos fazer o encaminhamentos. E estaremos durante todo esse mês fazendo essa busca ativa”. 

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira lembra que  prevenção e a detecção precoce do câncer possibilita que o tratamento seja realizado nas fases iniciais da doença, sendo menos agressivo e com maiores chances de cura. “Por isso, é importante que as mulheres cuidem da sua saúde, conheçam seu corpo e procurem as unidades de saúde para realizar os exames de prevenção. Em Várzea Grande todas as unidades de saúde estarão neste mês de outubro fortalecendo essa importante ação”. 

Ana Cristina disse ainda que a primeira-dama do município, Kika Dorilêo Baracat é uma incentivadora da campanha e faz questão de acompanhar de perto as ações promovidas pela secretaria de Saúde, seja em atividades realizadas nas unidades básicas de ou nas unidades sociais. “E como ela mesmo diz, é da natureza feminina cuidar dos outros, mas esse é um mês dedicado ao cuidado de nós mesmas”.

Confira mais fotos

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também