Unidade Básica de Saúde do Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot completa um ano de funcionamento em clima de festa junina

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Davi Valle/Prefeitura de Cuiabá

Unidade Básica de Saúde do Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot completa um ano de funcionamento em clima de festa junina

A Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Artaxerxes Nunes da Cunha”, localizada no  Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot, completou, nesta segunda-feira (28), um ano de funcionamento em ritmo de festa junina, com muita animação por parte dos servidores e comunidade, que organizaram uma comemoração com tudo o que têm direito: comida, decoração, música, brindes e até roupa típica.

A unidade foi inaugurada pelo prefeito Emanuel Pinheiro no dia 27 de junho de 2020, após a obra passar anos abandonada desde a gestão anterior, e conta com três equipes de saúde da família, que atendem a cerca de 15 mil pessoas da comunidade local, além dos Residenciais Jonas Pinheiro, Vantuil de Freitas, Buriti, Jamil Nadaf, Solar da Chapada, área de ocupação social Terra Prometida e, mais recentemente, passou a cobrir também a extensão do Barreiro Branco, onde o médico vai duas vezes por semana para atender à comunidade rural.

De acordo com a gerente da unidade, a enfermeira Welignem Leite da Silva, a unidade é diferenciada por atender na modalidade Saúde na Hora, que oferta atendimento das 7h às 21h. “Aqui tem sala de sutura, tem drenagem de abcesso, tem sala de observação, onde se faz as medicações endovenosas, tem eletrocardiograma, tem odontologia. Temos muita procura. Por ser uma unidade que atende até mais tarde, nós não atendemos só pessoas daqui”, afirma.

Ao longo de um ano de funcionamento, as equipes da  UBS “Dr. Artaxerxes Nunes da Cunha” já realizou mais de 12 mil consultas médicas, quase 22 mil procedimentos individualizados (medicações endovenosas, exames, curativos, sondagem, suturas, drenagens de abcesso, entre outros), mais de 3,7 mil atendimentos odontológicos, mais de 4,4 mil vacinações e, desde o início da pandemia, se tornou uma unidade referência à covid-19, realizando mais de 3,5 mil exames RT-PCR.

Reconhecimento dos usuários

Dona Maria Severo dos Santos de Souza, 76 anos, esteve na manhã desta segunda-feira (28) na unidade, juntamente com a neta, Rafaely de Lira Campos, 8 anos. Enquanto a idosa foi levar os resultados de exames para o médico avaliar, a neta foi se consultar com o pediatra. A idosa lembra que antes da unidade existir, “pedia a Deus para que funcionasse porque iria ficar bom para as crianças, para os idosos”. Segundo ela, está satisfeita com o atendimento, que é ágil e de qualidade.  “Se não fosse aqui, teria que ir no  CPA 4, alugar um carro ou ir a pé e é longe”, conta.

O aposentado João Celestino da silva, 92 anos, mudou-se recentemente para o bairro e já recebeu atendimento médico e odontológico na unidade. “O atendimento é bom, especial”, classificou.

De acordo com a presidente do bairro Ilza Terezinha Picolli Pagot, Domingas Ramos, ela costuma ouvir os moradores em relação à unidade e o que mais ouve são elogios. “Pra mim é gratificante saber que a nossa unidade está fazendo um trabalho belíssimo. Eu acho que deve servir de exemplo para outras comunidades. É uma equipe humanizada, que atende com carinho, com um resultado maravilhoso. Só tenho o que agradecer”.

A líder comunitária aproveitou o momento para agradecer àqueles que foram primordiais nesse primeiro ano de história da UBS. “Quero deixar um agradecimento ao prefeito Emanuel, à Miriam Pinheiro [ex-secretária de Atenção Primária, que faleceu em março deste ano], que infelizmente não está hoje aqui, mas foi uma pessoa muito importante para nós dessa comunidade, ao Gilson [Guimarães, coordenador da regional Norte], à Welignem, que é uma gerente maravilhosa, tem feito um trabalho belíssimo junto com a sua equipe, que é muito boa. A comunidade só tem a ganhar com um atendimento maravilhoso”, destacou Domingas.

Outro morador e usuário da unidade que é participativo e esteve presente na comemoração de um ano da UBS é o conselheiro tutelar Oniel Carlos de Brito. Segundo ele, a unidade básica de saúde era “um sonho para todos da comunidade”, que esperava há anos pela conclusão da obra e já estava “desacreditada da retomada desta obra e, graças a Deus, esta gestão de Emanuel Pinheiro, realizou o sonho de toda a comunidade”, disse.

Conforme o coordenador da regional Norte da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Gilson Guimarães, a integração entre os servidores da UBS e a comunidade é tão grande, que foi possível realizar a comemoração de aniversário, além de ações sistematizadas em prol da saúde. “Nós estamos formando os conselhos gestores, que é a comunidade dentro da unidade, vendo as dificuldades, os desafios e também as vitórias que a gente tem para estar debatendo”, explica.

Quem também marcou presença na confraternização da UBS do Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot foi o deputado estadual João Batista. “A gente vem acompanhando bem antes de fazer esta unidade. É de extrema importância, principalmente para a população do Ilza Terezinha e para várias comunidades que tem aqui ao redor o atendimento. A gente só tem ouvido da população que melhor impossível, o pessoal é muito bem atendido. Isso evita que o cidadão tenha que se deslocar, muitas vezes é uma população de baixa renda que não tem nem condição de estar pegando ônibus. A estrutura é muito boa, o atendimento é bom e a gente quer fechar parcerias para isso: para tentar levar para as comunidades mais afastadas alguma ação através da saúde do Município. O Município está de parabéns pela unidade e pelo trabalho que todo o pessoal vem fazendo aqui”.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também