O União Esporte Clube não participará da Copa Federação Mato-Grossense de Futebol deste ano. A competição oferece ao campeão uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano. Após ter sido vice-campeão estadual diante do Cuiabá, a diretoria do Colorado decidiu focar na preparação do clube para a próxima temporada, optando por não disputar a Copa Federação.
O fato de ter sido vice no estadual deste ano, já credencia o Colorado para a Copa do Brasil do ano que vem, pois o Cuiabá que foi campeão já estava previamente classificado.
O União ainda disputa a Série D do Brasileirão e se despede no sábado da competição; quando enfrenta no Luthero Lopes, a equipe do Iporá.
No ano passado, o Colorado também não entrou na disputa.
Além do União, o Rondonópolis Esporte Clube (REC) também ficará de fora da competição. Este ano, o REC voltou às atividades profissionais e está na segunda divisão de Mato Grosso, mas decidiu não participar da Copa Federação.
Dessa forma, o único representante de Rondonópolis na disputa será o Academia, que garantiu sua participação. A Copa Federação Mato-Grossense de Futebol começará no dia 1º de setembro.