União-MT e Vasco se enfrentam pela 4ª vez na história

Picture of Walisson

Walisson

Foto: Netvasco

União-MT e Vasco se enfrentam pela 4ª vez na história

O Colorado busca a primeira vitória contra o clube carioca

Compartilhe:

A cidade de Rondonópolis foi presenteada na tarde desta sexta-feira (7) com um grande evento esportivo. O sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), definiu que o União Esporte Clube enfrentará o Vasco da Gama na primeira fase da Copa do Brasil 2025, em partida prevista para o dia 19 de fevereiro, no estádio Engenheiro Luthero Lopes, em Rondonópolis.

A realização de um jogo desse porte é extremamente importante, pois movimenta a economia local, promove entretenimento para as famílias e anima os amantes do futebol. Não é todo dia que a cidade recebe um evento de tamanha relevância.

Velho conhecido?

Esse será o quarto encontro entre União e Vasco. O primeiro aconteceu em 1980, em um amistoso no antigo estádio Luthero Lopes, onde hoje se localiza um supermercado atacadista no centro da cidade. Naquela ocasião, o Vasco se tornou o primeiro grande clube brasileiro a jogar em solo rondonopolitano. O time carioca contava com estrelas como Roberto Dinamite, maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, que havia retornado de uma breve passagem pelo Barcelona. Também estavam em campo o zagueiro Abel Braga, atualmente técnico, e o goleiro Mazarópi.

Roberto Dinamite – Foto: Divulgação/CBF

O União, por sua vez, tinha como destaques Ruiter Jorge e Osmário. A partida terminou empatada em 2×2, com gols de Osmário e Juary para o Colorado, enquanto Dudu e Roberto Dinamite marcaram para o Vasco. A história dessa partida já foi contada com detalhes aqui no Primeira Hora, pelo Jornalista Lucas Perrone – Confira.

Em 2005, pela própria Copa do Brasil, os clubes se reencontraram em uma disputa oficial, realizada em dois jogos. O primeiro foi realizado no atual estádio Engenheiro Luthero Lopes e gerou grande expectativa devido à possível presença de Romário, tetracampeão mundial pela seleção, e que viria a ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro daquele ano, aos 39 anos de idade. No entanto, devido a uma lesão muscular, o craque não atuou em nenhuma das partidas. Dessa forma, a grande atração ficou por conta de Alex Dias, que no primeiro jogo em Rondonópolis, abriu o placar para o Vasco aos 2 minutos. Em seguida Diego ampliou, mas o União reagiu com Filhão aos 17′ da primeira etapa e Ivan, que empatou aos 34 minutos do segundo tempo, deixando o técnico vascaíno Joel Santana bastante insatisfeito.

Romário assiste a partida entre Vasco e União à beira do gramado de São Januário

No jogo da volta, realizado em São Januário no dia 2 de março de 2005, o União teve dificuldades para ameaçar o Vasco, que venceu por 2×0, com dois gols de Marco Brito, substituto de Romário.

O radialista Nilson Rachid foi o personagem de abertura da reportagem de Clayton Conservani para o Globo Esporte nacional

Embora o retrospecto e os elencos deem vantagem ao time carioca, a torcida colorada está confiante e deve lotar o estádio Luthero Lopes para apoiar o União em mais um confronto que promete entrar para a história de Rondonópolis.

Retrospecto dos confrontos:

  • 1980 – União 2×2 Vasco (amistoso)
  • 2005 – União 2×2 Vasco (Copa do Brasil)
  • 2005 – Vasco 2×0 União (Copa do Brasil)

Deixe um comentário

Veja Também