União comemora dez anos da conquista do Estadual de 2010

Lucas Perrone

Lucas Perrone

União comemora dez anos da conquista do Estadual de 2010

Rondonópolis, 28 de abril de 2010, para muitos um dia qualquer no mês abril; mas para a torcida do União uma data histórica, neste dia pela primeira vez, depois de nove vices-campeonatos, o Colorado conquistava o seu primeiro título estadual.

A pressão era enorme, afinal eram mais de 30 anos sem títulos estaduais e o arquirrival Vila Aurora havia vencido o estadual cinco anos antes.

Para mudar esse roteiro, a diretoria do clube, mesclou jogadores consagrados nacionalmente como Paulo Almeida, Valdir Papel, Negretti, Alex Alves, dentre outros com craques regionais.

O resultado deu certo. O problema é que dez anos depois, a torcida ainda está com sede de mais um título que está ficando mais difícil a cada ano devido a força do Cuiabá, principal clube do futebol de Mato Grosso.

Para marcar a data, o Primeira Hora lembrou de alguns fatos que fizeram parte daquela temporada histórica.

O comandante– Para comandar União; a diretoria do clube foi buscar o técnico Everton Goiano, que já havia treinado o Juventude de Primavera do Leste e o Vila Aurora. Goiano chegou com o peso da fila de mais de 30 anos sem título. No entanto, não titubeou no Colorado e o no dia da apresentação disse uma frase que ficou famosa: “Desta vez não passa”.

O chefe– O empresário Arni Spiering estava em seu segundo ano de mandato como presidente do União, vinha de um fracasso em 2009 e comentava com os mais íntimos que estava disposto a fazer o possível e o impossível para a conquista.

A estrela– O atacante Alex Alves com passagens pela Seleção Brasileira e grandes clubes do país e do exterior chegou ao Colorado com status de estrela, mas não deu certo. Sentindo os efeitos da leucemia, doença a qual acabou falecendo anos depois, Alex pediu dispensa e resolveu abandonar o futebol.

O redentor- O atacante Valdir Papel foi decisivo para o título daquele ano, ele marcou gols importantes e virou o xodó da torcida marcando dois dos três gols na final. 

Papel encerrou a carreira no União

O supercampeão– Calado foi o primeiro jogador da história do futebol local a ser campeão vestindo as camisas do Vila Aurora e o União. O jogador esteve nas finais de 2004, quando o União perdeu para o Tigre, 2005 quando foi campeão pelo Villa Aurora e 2010 com o União.

Menino da Vila– Um dos heróis do Santos na Brasileiro de 2000 quando foi capitão do Peixe em um time que tinha Robinho e Diego; Paulo Almeida veio para ser capitão do União e ele foi o responsável por levantar a tão esperada Taça de Campeão Estadual. 

O Xerife– Ex-volante do Corinthians e Goiás; Romeu chegou ao União com a missão de colocar ordem no meio de campo e comandar o setor. Com a experiência de ter defendido grandes clubes do país, o jogador era um dos líderes do grupo campeão.

O fim da praga- A famosa Praga da Lavadeira que diz a lenda o time do União havia sofrido chegou ao fim. Para quem não sabe corria nos corredores do estádio Luthero Lopes, uma lenda de uma lavadeira não havia recebido o pagamento da diretoria e teria dito que enquanto ela não recebesse o União jamais seria campeão. O problema é que ela faleceu e não recebeu o dinheiro e nesse ínterim segundo a lenda o time foi vice nove vezes devido a ela.

Elenco campeão estadual de 2010

 

Goleiros: Samir e Silva

Laterais: Leonardy , Raniel e Calado

Zagueiros: Neguetti , Gabriel e Rodrigo Moledo

Meio campistas: Romeu, Rafael, Netto, Ronaldo Paulista, Danilo Cruz e Paulo Almeida

Atacantes: Valdir Papel, Didi cearense, Marciano e Duduzinho

Técnico: Éverton Goiano

Presidente: Arni Spiering

FICHA TÉCNICA DO JOGO DO TÍTULO

UNIÃO 3 X 2 OPERÁRIO

União Samir, Leonardi, Negrette, Gabriel, Rodrigo e Calado; Romeu, Paulo Almeida e Ronaldo Ortega; Didi Cearense (Marciano) e Valdir Papel. Técnico: Everton Goiano. Operário Cléberson, Marquinhos, Jonatan, Marcelo Caixa D”água, Adriano Paraná e Daniel; Jamba, Lê (Diego) e Adriano Paulista; Douglas e Éder Grilo. Técnico: Éder Taques

Árbitro: Jamil Rodrigues de Souza

Assistentes: Lincoln Taques e Rilmar Ribeiro Primo

GOLS: Valdir Papel (UNI- 9″ do 1t), Leonardi (UNI 24″ do 1t), Valdir Papel (UNI 41″ 1t), Adriano Paulista (OPE aos 22″ e 27″ 2t).

+ Acessados

Veja Também