O União Esporte Clube comemora hoje 51 anos de história e tenta buscar o destaque nacional, para isso o Colorado tenta subir da Série D para a Série C dpo Brasileiro e realizar o sonho de ascender a uma divisão do campeonato nacional.
Apesar de uma campanha irregular a diretoria do clube ainda acredita no acesso.
Foi justamente em um dia seis de junho de 1973 que um grupo de representantes dos times amadores Santos, Paraibana, Comercial e Olaria decidiu se unir e criar o União. O nome vem justamente dessa união. O Colorado nascia e teve como primeiro presidente o exator federal Lamartine da Nóbrega, e o seu primeiro jogo terminou da pior forma possível.
O time foi goleado por 9 a 1 pelo Mixto da capital na partida de estreia. Reza a lenda que, nervoso, Lamartine mandou todo o time embora e contratou novos jogadores. No entanto, dois anos depois, já era vice-campeão estadual e, logo em seguida, tricampeão do Torneio Incentivo.
Leia mais sobre o assunto: Série D: União fica no empate em casa e segue fora do G4
Vale ressaltar que a criação do União foi feita de repente e, por isso, o estatuto do Colorado foi baseado no clube esportivo Dom Bosco. Por isso, as cores azul e branco do rival Vila Aurora são aceitas no União, pois, além do vermelho e branco, o azul do Dom Bosco consta como cor do clube.
Neste período, o União se tornou o único clube de Mato Grosso a disputar todos os estaduais desde 1973, somando 13 vices e um título, conquistado em 2010. Também venceu duas vezes a Copa FMF e, pela Copa do Brasil, já bateu o Inter de Porto Alegre, em um jogo considerado um dos mais importantes da história do Colorado. O gol da vitória foi marcado pelo artilheiro Diogo Galvão, o Diogol.
Atualmente, o União está na Série D do Campeonato Brasileiro e volta a campo no domingo contra o Anápolis em Anápolis.
O Colorado é presidido atualmente pelo advogado Alessandro Machado, que está no posto do presidente licenciado do clube, Reydner de Souza, que é pré-candidato a vereador em Rondonópolis.
Fique por dentro das discussões e atualizações sobre esse tema. Acompanhe o Instagram e Twitter do Primeira Hora.