Um em cada 5 moradores da menor cidade de MT é servidor público

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Um em cada 5 moradores da menor cidade de MT é servidor público

Um em cada cinco moradores de Araguainha, a 471 km de Cuiabá, menor município mato-grossense, é servidor público municipal. A cidade está entre os cinco municípios do país com maior número de servidores municipais em relação à quantidade de habitantes. Dos mil moradores do município, 20,3% atuam na Prefeitura Municipal de forma direta, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados são do Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014. A cidade mato-grossense está localizada na região Sudeste de Mato Grosso e tem 52 anos de emancipação política. De acordo com a pesquisa, 203 servidores ocupam cargos na administração municipal e alguns deles são estatutários – que têm um sistema de contratação específico para funções públicas.

Casal viu a oportunidade de se casar após concurso público
(Foto: Arquivo pessoal)

“Temos muitos servidores antigos que ainda não conseguiram se aposentar e continuam com os serviços na administração. Por isso, temos a necessidade de novas contratações para áreas que mais necessitam, como saúde, educação e segurança”, pontuou a prefeita Maria José das Graças (PR).

Ela disse que, em junho deste ano, a prefeitura abriu cinco vagas para os setores. Porém, conforme a prefeita, o último concurso público realizado no município ocorreu em 2008, quando foram oferecidas mais de 50 vagas. O salário dos servidores varia entre R$ 788 e R$ 2,3 mil (o mais alto).

A oportunidade fez com que o sonho de Janaína Mesquita de se casar se tornasse realidade “Namorava há cinco anos e as condições eram complicadas para o casamento. Quando surgiu o concurso há sete anos eu e o meu atual marido fizemos e passamos. Isso possibilitou a estabilidade. Três meses depois marcamos a data”, contou em entrevista ao G1.

Janaína fez o concurso para o cargo de agente administrativo e o marido Weberty Mesquita, de 33 anos, para técnico de informática da prefeitura municipal. Os dois já moravam na cidade desde pequenos e declaram que foram atraídos pelo serviço público por influência familiar.

“Nasci em São Paulo e aos cinco anos de idade nos mudamos para Mato Grosso porque meu pai passou no concurso para agente fazendário. Estudei, me formei e também quis atuar na área pública”, relatou a jovem de 27 anos.

Já Weberty, que nasceu em Araguainha, tenta seguir o mesmo caminho dos pais. A mãe dele é professora da rede municipal de ensino e o pai, delegado aposentado há quatro anos. “Antigamente, os salários eram bons e hoje estão defasados. Aqui na cidade a maioria da população trabalha na prefeitura ou em órgãos estaduais. Por isso, estou buscando fazer outro concurso público e, dessa vez, para efetivo da polícia”, destacou.

Além de Araguainha, que ainda tem a pecuária como principal fonte da economia, as outras cidades apontadas pela pesquisa com maior proporção de funcionários municipais, em relação aos habitantes, são Serra da Saudade, Grupiara e Cachoeira Dourada, todas em Minas Gerais. Também Guamaré, no Rio Grande do Norte. Em 2014, o Brasil tinha 6,5 milhões de servidores públicos municipais, um número 66,7% maior do que em 2001, quando eram 3,9 milhões.

+ Acessados

Veja Também