UFMT oferece 14 vagas para o curso de doutorado em Física Ambiental

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

UFMT oferece 14 vagas para o curso de doutorado em Física Ambiental

O Programa de pós-graduação em Física Ambiental (PGFA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, oferece 14 vagas para o curso de doutorado em Física Ambiental 2016, com área de concentração em interação biosfera-atmosfera. O curso é distribuído em duas linhas de pesquisa: análise e modelagem microclimática e de ecologia de ecossistemas, e análise e modelagem microclimática de sistemas urbanos. As inscrições poderão ser feitas no período de 19 a 23 de outubro. Será cobrada uma taxa de R$ 164,27. Confira o edital.

Os interessados deverão procurar a secretaria do programa, no bloco Física Ambiental, das 14h às 17h, munidos de duas cartas de recomendação, uma foto 3×4, fotocópias do diploma de mestrado e da documentação pessoal, histórico escolar do mestrado, curriculum Lattes, declaração de dedicação integral; declaração da instituição de origem de que o candidato será liberado para dedicar-se ao curso; três cópias do pré-projeto de tese.

Já candidatos estrangeiros deverão apresentar licença de permanência ou documentação exigida por legislação específica, fornecida pelo Itamarati. O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 3 de novembro. Os candidatos residentes fora de Cuiabá poderão solicitar inscrição, mediante procuração ou por via sedex. Nesse caso, a documentação deverá ser postada nos Correios até o dia 23 de outubro.

O curso tem duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática. Além das aulas teóricas e práticas, serão realizados seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisas e elaboração de relatórios, produção e publicação de artigos, exame de qualificação, elaboração e defesa de tese.

O objetivo é formar profissionais para atuar no ensino e na pesquisa de alto nível, tendo como base uma sólida formação nos temas fundamentais da ecofisiologia vegetal e da microclimatologia, tratados nas diferentes disciplinas ofertadas, associadas à pesquisa de campo, à modelagem computacional e técnicas de sensoriamento remoto.

Esses profissionais serão capazes de contribuir com o desenvolvimento sustentável do país, por meio da proposição de novos paradigmas, como alternativas à solução desses problemas quer seja em ecossistemas naturais, alterados ou mesmo no meio urbano.

O processo de seleção será realizado por meio de prova escrita no dia 23 de novembro, análise do pré-projeto, no dia 27 de novembro e análise do currículo e arguição, em 2 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 9 de dezembro. Os candidatos selecionados deverão efetivar a matrícula no período de 1º a 12 de fevereiro de 2016. O início das aulas está previsto para o dia 1º de março.

+ Acessados

Veja Também