Ucrânia: combates deixam 16 civis mortos

Redação PH

Redação PH

obama diz considerar brasil um líder mundial

Ucrânia: combates deixam 16 civis mortos

Os combates das últimas 24 horas no leste da Ucrânia deixaram ao menos 16 civis mortos. Os confrontos mais violentos ocorrem entre as forças governamentais e os rebeldes separatistas em Debaltseve, Donetsk e Lugansk.

Assustada com os intensos bombardeios, a população foge em massa. Não há mais eletricidade, água nem aquecimento nas casas dessas regiões.

O líder da autoproclamada República de Donetsk, Alexandre Zakhartchenko, declarou que espera mobilizar nos próximos dias 100 mil homens para combater o exército ucraniano.

Com a falta de avanços nas discussões, a Otan e os Estados Unidos estudam fornecer mais armas defensivas para o governo ucraniano.

Bombardeios

O Exército ucraniano está há dias em combate contra os separatistas que tentam ocupar a cidade de Debaltseve, que lhes daria acesso a um ponto ferroviário estratégico para conectar as repúblicas rebeldes de Donetsk e Lugansk.

Nos últimos dias foram evacuados cerca de mil pessoas de Debaltseve, uma cidade com aproximadamente 25 mil habitantes situada no leste do país, informou a polícia local que disse que o local estava sem eletricidade, água e calefação.

"As pessoas fogem porque os bombardeios não param", disse à AFP o comandante da polícia local, Yevgen Lukhaniv, e advertiu que as forças ucranianas não vão ceder suas posições.

+ Acessados

Veja Também