Turquia envia mais tanques ao território sírio

putin decide não expulsar diplomatas norte-americanos



A Turquia enviou nesta quinta-feira (25) mais 10 tanques a mais para o norte da Síria, um dia depois de uma ofensiva relâmpago em que expulsaram o Estado Islâmico de Jarablos, cidade síria próxima da fronteira turca.

Um comboio de 10 tanques do exército, ambulâncias e equipamentos pesados atravessou a fronteira na altura da pequena cidade turca de Karkamis, sudeste do país.

Na quarta-feira, em poucas horas, dentro de uma operação batizada "Escudo do Eufrates", centenas de rebeldes sírios apoiados pela aviação e por tanques turcos assumiram o controle de Jarablos, na região norte da Síria.

Durante a ofensiva, mais de 100 extremistas morreram e o exército turco não registrou nenhuma baixa, de acordo com o jornal turco Hurriyet, que citou fontes militares.

Os rebeldes sírios registraram uma morte e mais de 10 feridos, de acordo com a agência de notícias Anadolu.

"Mehmetçik [o pequeno Mehmet] está na Síria!", anunciaram os jornais Sözcü e Milliyet. Mehmetçik é um apelido para designar os soldados turcos.

De 300 a 500 soldados turcos participam na ofensiva em território sírio, a operação mais importante do exército da Turquia desde o início da guerra na Síria em 2011.