Turistas estrangeiros ficam feridos em emboscada no Afeganistão

putin decide não expulsar diplomatas norte-americanos



Cinco turistas estrangeiros ficaram feridos, nesta quinta-feira (4), em uma emboscada atribuída aos talibãs no oeste do Afeganistão. Um foguete atingiu o veículo que os transportava na estrada que liga a província de Bamyan a de Herat.

No grupo estavam oito britânicos, três americanos e um alemão. "O veículo foi atingido em cheio por um disparo de foguete dos talibãs. Foi possível tirar os cinco turistas e eles estão levemente feridos. Eles foram levados a Herat", disse um porta-voz do exército, Najibullah Najibi.

Os turistas viajavam em um comboio sob a proteção do exército afegão, que reagiu à emboscada, segundo o porta-voz do governador de Herat, Jilani Farhad. "Vários talibãs morreram", afirmou. Até o momento, os talibãs não reivindicaram o ataque.

O ataque ocorreu no distrito de Chisht-e-Sharif, na zona montanhosa e isolada de Ghor (centro), entre Bamyan e Herat, duas províncias com muito patrimônio histórico e conhecidas por ser relativamente tranquilas.

Viajar por estrada no Afeganistão é considerado cada vez mais perigoso. Os ataques insurgentes islamitas se multiplicam, especialmente no norte, no sul e no leste do país, onde ocorrem violentos combates