Turismo de MT foi fomentado em feiras nacionais e internacionais

Governo do Estado apresentou os destinos mato-grossenses para turistas e operadores de todo o mundo

Equipe da Seadtur participa da feira WTM, em Londres, em novembro deste ano - Foto por: Sedec MT



Mato Grosso tem belezas naturais que devem ser conhecidas por turistas brasileiros e estrangeiros. Para levar informações turísticas do estado, a Secretaria Adjunta de Turismo participa ativamente de feiras no Brasil e exterior.  Somente neste ano, foram cinco participações em eventos nacionais e três em eventos internacionais.

“A participação em feiras internacionais é importante para mostrar Mato Grosso aos turistas de todo o mundo. Assim como nos eventos nacionais, pois muitos operadores e potenciais turistas ainda têm dúvidas ou desconhecem nossos destinos”, explica Jefferson Moreno, secretário adjunto de Turismo.

Em setembro, a equipe técnica da Seadtur viajou à Bolívia para participar da 44ª edição da Expocruz, em Santa Cruz de La Sierra. Lá, palestraram sobre o programa Descubra Mato Grosso para o trade turístico da região e a imprensa especializada.

“Apesar de serem da área, conhecem pouco sobre Mato Grosso. Falamos sobre os quatro pólos turísticos do Estado – Amazônia, Araguaia, Cerrado e Pantanal, e também sobre a região metropolitana, sempre apresentando os atrativos e a infraestrutura para receber os turistas”, explicou Daniela Freitas Pereira, analista de Desenvolvimento Econômico e Social da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso.

Já em novembro, a equipe técnica participou de uma das maiores feiras voltadas para o turismo do mundo: a World Travel Market (WTM), em Londres, na Inglaterra. A participação foi em conjunto com o Consórcio Brasil Central, formado por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Rondônia, Tocantins e Maranhão.

O mercado britânico é um dos mais importantes para Mato Grosso, pois busca muitos destinos de ecoturismo e gosta do que encontra em nosso estado”, disse Daniela Freitas.

Nacionais

Dentro do Brasil, a secretaria adjunta de Turismo levou para diversos eventos os destinos de Mato Grosso. Houve participação na WTM em São Paulo; no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR); a BNT Mercosul, uma feira de negócios turísticos, em Itajaí (SC); a feira da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV), em São Paulo; e a Festuri, em Gramado (RS).