Katy Perry, de 40 anos, está prestes a fazer história fora dos palcos — e, desta vez, fora do planeta também. A cantora embarca nesta segunda-feira (14) em uma missão espacial com tripulação 100% feminina comandada pela Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos. A seguir, reunimos tudo o que sabemos sobre o lançamento histórico!
Que horas começa?
A missão será iniciada nesta segunda-feira (14), às 10h30 no horário de Brasília.
Como assistir?
Tudo será transmitido pelo site da Blue Origin e no canal oficial da empresa no Youtube a partir do horário especificado acima.
Quem vai estar nessa missão?
- Katy Perry: Katheryn Elizabeth Hudson, de 40 anos, é uma cantora de pop, empresária e personalidade de televisão estadunidense;
- Lauren Sánchez: Repórter americana, de 55 anos, já foi apresentadora do The View, co-apresentadora do Good Day LA e âncaro do Fox 11 News at Ten, além de âncora e correspondente especial do Extra. Lauren é noiva do bilionário Jeff Bezos;
- Aisha Bowe: Ex-cientista de foguetes da NASA e engenheira aeroespacial de 38 anos;
- Amanda Nguyen: Pesquisadora em bioastronáutica e ativista dos diretos da mulheres, com atualmente 33 anos;
- Gayle King: Jornalista e escritora com ampla experiência em variadas mídias: televisão, rádio e mídia impressa. Gayle embarca com 70 anos;
- Kerianne Flynn: Produtora cinematográfica, com destaque tanto em documentários quanto filmes. Ela, que contribuiu para diversos projetos, como This Changes Everything, Automatic Hate e Lilly, tem 57 anos.
Que roupas estarão usando?
Katy e as outras tripulantes tem seus próprios macacões com o sobrenome estampado. A equipe vai usar as roupas íntimas da marca SKIMS, de Kim Kardashian durante a missão, de acordo com o Daily Mail.
Como será o voo no foguete?
O foguete reutilizável New Shepard, que levará Katy e mais cinco mulheres, é autônomo — ou seja, sem piloto. Elas ficarão no espaço por cerca 11 minutos, antes de retornarem à Terra num pouso controlado na plataforma de lançamento.
O voo é uma missão suborbital. Dessa forma, o veículo atinge uma altitude espacial, mas não consegue entrar em órbita ao redor do corpo celeste do qual foi lançado. Em vez disso, a nave espacial retorna à atmosfera em uma trajetória semelhante a um lançamento de uma bola de basquete.
A decolagem será vertical, e vai acelerar rapidamente até atingir 3.700 km/h. Em dois minutos, a cápsula vai se desprender, e o foguete vai continuar sua ascensão até ultrapassar a Linha de Kármán, a aproximadamente 100 km de altitude, considerada a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço.
Nesse ponto, os passageiros têm de três a quatro minutos de gravidade zero, podendo flutuar dentro da cápsula e observar a curvatura da Terra pelas janelas panorâmicas. Enquanto isso, o foguete realiza o pouso vertical.
A cápsula, então, inicia a descida, desacelerando com paraquedas e pequenos retrofoguetes. O pouso suave do elemento será no deserto do Texas, nos Estados Unidos.
O que Katy Perry já falou sobre?
Nas redes sociais, no último domingo (13), a cantora falou que “algo maior” a estava guiando nesta jornada. Alguns elementos especiais confirmaram sua ida: “Quando fui convidada para essa viagem, eu pesquisei a cápsula. E na frente dela, está o formato de uma pena [“feather”, em inglês]. Então, quando eu vi, foi uma confirmação, porque minha mãe sempre me chamou de Feather.”
“Nós passamos por algumas simulações em outra cápsula, e testamos o barulho e o que esperar e essas coisas. E eles revelaram o nome da cápsula e é Tortoise. Uma onda, a onda mais energética, passou pelo meu corpo”, explicou.
“Minha mãe me dá dois apelidos: Feather e Tortoise. Qual é a chance de eu ir para o espaço em um foguete em uma cápsula com meu símbolo, a pena, chamada Tortoise? Não existem coincidências, e eu estou grata por essas confirmações. Algo maior que eu está guiando o barco.”