Tropas brasileiras atuam na segurança de eleições no Haiti

Redação PH

Redação PH

putin decide não expulsar diplomatas norte-americanos

Tropas brasileiras atuam na segurança de eleições no Haiti

Neste domingo (20), as tropas do Contingente Brasileiro (Contbras) vão reforçar segurança no primeiro turno das eleições presidenciais no Haiti.

Desde sexta-feira (18), 969 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica do Brasil atuam em operações de segurança e de assistência humanitária.

A missão apoia as operações da polícia civil haitiana por meio da condução de patrulhamento, estabelecimento de static points e escolta de material eleitoral, de forma a inibir ações que possam vir a desestabilizar o processo eleitoral.

Além da atuarem na capital do Haiti, Porto Príncipe, as tropas brasileiras ampliaram suas bases e vão ocupar outras 3 regiões nas cidades de Leogâne, Jacmel e Les Cayes, no sudoeste do País. A base de Les Cayes, situada a 193 quilômetros da capital, já vinha sendo ocupada pelo contingente desde o início outubro, quando a tropa passou a atuar em missões de apoio à assistência humanitária à população afetada pela passagem do furacão Matthew.

Entre os equipamentos disponíveis para o uso nas operações de segurança há carros blindados para ajudar na desobstrução de vias, assim como helicópteros. Também serão empregados drones.

De acordo com o Ministério da Defesa, as operações representam um esforço brasileiro em apoiar o governo haitiano para a obtenção de um ambiente seguro e estável no país.

+ Acessados

Veja Também