Troca de Espadas entre coronéis reúne sete ex-comandantes em solenidade da PM

Em solenidade seguinte o Batalhão de Trânsito formou 27 novos ‘Especialistas em Escolta-Batedor’ entre policiais da PM, Exército e agentes de trânsito

Troca de Espadas entre coronéis reúne sete ex-comandantes em solenidade da PM
Foto por: Sd Rodrigues/PMMT



A solenidade de troca de espadas e condecoração da medalha ‘Homens do Mato’, grau ‘Gran Oficial’, realizada na noite de quinta-feira (29.08), reuniu sete ex-comandante gerais no pátio de eventos do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá.

Os ex-comandantes José Maria de Ribeiro de Moraes (2000/2002), Victor Hugo Metelo de Siqueira (2004/2005) Adaildon Evaristo de Moraes Costa (2007), Leovaldo Sales (2005/2007), Antônio Benedito Campos Filho (2007/2010), Nerci Adriano Denardi (2013/2014) , Marcos Vieira Cunha(2017/2019) retornaram ao Comando Geral onde, na condição de padrinhos, e participaram do ato de reconhecimento coletivo em que 14 coronéis da ativa.

Eles entregaram aos coronéis, entre os quais o comandante-geral, Jonilso José de Assis e Victor Paulo Fortes, secretário-adjunto de Integração Operacional da Sesp, espadas que simbolizam a liderança da Polícia Militar e seus policiais na defesa do Estado e resolução de conflitos.

Depois da troca de espadas, os coronéis da ativa Também receberam a medalha ‘Homens do Mato’, grau ‘Gran Oficial’.   Já os ex-comandantes, simbolizando o reconhecimento do atual Comandante, receberam a ‘moeda da PMMT’, recém-instituída.

Logo depois foi realizada a formatura da 1ª turma do Curso de Especialista Escolta-Batedor. Vinte e sete formandos, entre policiais militares, do Exército, agentes de trânsito, receberam seus brevês e se tornaram os primeiros ‘Especialistas Batedores’, habilitados à função e multiplicação dos conhecimentos entre outros policiais.

O curso teve duração de pouco mais de 35 dias, em período integral, com 350 horas/aulas. Esses especialistas pilotam motocicletas e podem atuar como batedores de autoridades, ações que exigem grande habilidade em diligências policiais.