Tricologista Viviane Coutinho dá 9 dicas de como manter os cabelos saudáveis no inverno

Água quente, uso em excesso toucas e gorros.... Tudo isso pode prejudicar a saúde capilar

Divulgação

A cada estação, o cuidado com os cabelos muda devido às condições climáticas diferentes. Sabemos que, no verão, o calor pode deixar os fios ressecados e quebradiços. Entretanto, o inverno não é um grande aliado das madeixas. 

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, da clínica Viviane Coutinho Reabilitação Capilar, os grandes vilões dos dias mais frios são a água quente e o uso excessivo dos secadores, que acabam prejudicando os fios e o couro cabeludo.  Por isso, ela separou 9 dicas para cuidar da saúde capilar no inverno, que teve início no último sábado. 

1- Não lave os cabelos com água quente, pois agride o couro cabeludo que produz mais oleosidade para se defender e pode provocar dermatite seborreica, além de ressecar os fios, que ficam ásperos. Uma dica é tomar banho primeiro e depois lavar o cabelo com água morna afastando o corpo da ducha.




2-Lave os cabelos com frequência para evitar o acúmulo de sujidade e oleosidade pois compromete a saúde capilar.

3- Aplique o shampoo no couro cabeludo massageando suavemente e deixando uns 2 minutos de pausa.

4-Use um finalizador com proteção solar para formar uma película que reflete a radiação e protege os fios e o couro cabeludo.

5- Seque o cabelo ao natural ou com secador em temperatura morna, mantendo uma distância de cerca de 30 cm da cabeça.

6- Use leave-in e faça hidratação uma vez por semana com uma boa máscara para manter a umidade dos fios.

7-Não durma de cabelo molhado para evitar a dermatite seborreica, doença inflamatória caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo.

8- Aplique Xampu a seco apenas numa emergência.

9- Modere o uso de touca e gorros, principalmente, se o cabelo estiver sujo, para não contribuir para o aumento da oleosidade do couro cabeludo.