Tricampeão Mundial de Kickboxing ensina técnicas inovadoras de artes marciais

Redação PH

Redação PH

Tricampeão Mundial de Kickboxing ensina técnicas inovadoras de artes marciais

Amantes das artes marciais de combate em pé tiveram um final de semana movimentado, em Cuiabá. É que foi realizado o primeiro curso de arbitragem pela Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB) e o exame de faixa, de passagem da faixa marrom para a preta, com o presidente da entidade Paulo Zorello, no último sábado (26.09). O mestre Matheus Noya também fez o exame para conquistar o 3º Dan, nível de maestria na arte marcial.

A capacitação arbitral, profissional que conduz as lutas, foi aplicada pelo mestre Nelson Vidal, que é 4º Dan na modalidade. No domingo (27.09), Zorello, que é tricampeão mundial de Kickboxing, membro da diretoria da Associação Mundial de Organizações de Kickboxing (Wako) e 7º Dan, ministrou um Seminário de Kickboxing para 35 atletas, na Academia Coliseum Gym, na parte da manhã.

As técnicas ensinadas no seminário surpreenderam até os mais graduados, como o mestre Renan Andrade, 23, que não esperava tantos detalhes que fazem toda a diferença na hora da luta e com a dedicação da equipe organizadora.

“Não é por que somos faixas-preta que sabemos tudo. É o contrário, este é o primeiro passo para começar a nos aprimorar dentro da arte marcial. Para os faixa-pretas ou qualquer graduando de faixa colorida, a evolução é sempre boa. Temos que nos espelhar nos melhores sempre,” concluiu Andrade.

“Capacitação é o que faz a diferença no fomento da modalidade. Quando você investe na base, na capacitação arbitral e técnica, você mexe exatamente na diferença que acontecerá no futuro. Ou seja, com melhores árbitros você terá melhores resultados e julgamentos de luta, com melhores técnicas você vai ter melhores atletas e só consegue isso capacitando,” destacou Zorello.

Segundo o atleta de Jiu-Jitsu, Madjer Okde, que é vice-campeão mundial da modalidade esportiva, as novas técnicas aprendidas serão muito importantes. “Esta é uma nova arte marcial para mim, mas algumas recursos ensinados pelo professor Zorello também serão muito úteis no Jiu, como o clinch [quando o atleta puxa a cabeça do adversário para baixo pela nuca], que irei implementar nas competições.”

O presidente da CBKB, Paulo Zorello, destacou o crescimento do esporte em Mato Grosso e que este é o primeiro evento oficial da confederação no Estado, que visa promover o esporte com a capacitação de atletas pela entidade.

“Dar continuidade nesse tipo de ações para melhorar o nível técnico de todos os atletas, de todas as modalidades, é muito importante. Em termos de Brasil, o Kickboxing vive uma fase fantástica, estamos atravessando o melhor momento que já tivemos e é obrigação nossa não deixar baixar isso. Temos seguir o exemplo do que estamos fazendo para colocar o Kickboxing em alta, ver onde estamos errando, corrigir e colocar em prática as soluções,” finalizou.

+ Acessados

Veja Também