Três de 22 obras pendentes da Copa em Cuiabá foram concluídas em 2015

Redação PH

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três de 22 obras pendentes da copa em cuiabá foram concluídas em 2015

Três de 22 obras pendentes da Copa em Cuiabá foram concluídas em 2015

Apesar do encerramento em julho de 2014, a Grande Cuiabá ainda conviveu com a Copa do Mundo da Fifa ao longo do ano de 2015. A população precisou conviver com 22 obras pendentes na capital e em Várzea Grande, na região metropolitana, das quais oito foram retomadas pelo governo estadual. Dentre elas, três foram concluídas em 2015 – o que significa que, em 2016, a população ainda deverá assistir ao andamento e à retomada de pelo menos outras 19 obras atrasadas que deveriam ter ficado prontas para o evento mundial (confira na tabela abaixo).
Em 2015, o governo do estado conseguiu iniciar a retomada de oito construções projetadas para a Copa do Mundo: a duplicação da Estrada da Guarita; a duplicação da Rodovia Mário Andreazza; a construção do Viaduto da Sefaz; a contenção do Morro do Despraiado; a ampliação do aeroporto Marechal Rondon; a construção do Complexo Viário do Tijucal; a construção do Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e a abertura da Avenida Parque do Barbado.
Desses oito projetos, apenas os três primeiros acabaram concluídos ainda em 2015 – com as ressalvas de que a construção do Viaduto da Sefaz é parte da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e de que a contenção do Morro do Despraiado – praticamente concluída, segundo a Secretaria estadual de Cidades (Secid) – só não é contabilizada como a quarta obra concluída este ano porque o estado ainda não a recebeu oficialmente da construtora responsável, dada a eventual necessidade de pedir últimos ajustes na construção.
Concluídas ou não, todas as obras retomadas foram objeto de termos de ajustamento de gestão (TAG) assinados pelo governo de Mato Grosso com o Tribunal de Contras do Estado (TCE) a fim de assegurar a entrega dos empreendimentos atrasados – para os quais o orçamento de 2015 não havia reservado recursos públicos.
Além desses oito projetos, outros 12 também são objetos de um ou mais TAGs (assinados por contrato de prestação de serviços, e não por obras) e devem ser viabilizados a partir do ano de 2016.
Entre eles estão: a construção do Complexo Viário da Avenida da FEB (que abrange o viaduto Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande); as trincheiras Jurumirim, Santa Rosa, Verdão/Santa Isabel e Mário Andreazza; a duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho, em Cuiabá); a restauração do córrego Oito de Abril; a implantação de iluminação por LED em 16,1 quilômetros de vias públicas; a finalização das obras da Arena Pantanal (mobiliário e aparato de tecnologia da informação); a construção de muros limítrofes para a Vila Militar, a UFMT e o aeroporto Marechal Rondon; a restauração e a pavimentação asfáltica de 18 ruas no entorno da Arena Pantanal.
As únicas obras que não são objetos de TAG são a construção do VLT, devido ao embate entre estado e consórcio responsável na Justiça Federal, e a construção do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande, devido a alterações que o estado pretende fazer no projeto, transformando o COT em um centro de esportes paralímpicos.

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