Tremor de terra é registrado pelo 2º ano consecutivo em MT

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Um tremor de 2,9 graus na escala Richter foi registrado nesta segunda-feira (26) em Tabaporã, município localizado a 643 km de Cuiabá. Segundo o relatório do Observatório Sismológico (Obsis) do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), por ser de baixa intensidade o tremor não causou nenhum dano. No ano passado, também ocorreu um tremor nesse município. A Polícia Militar de Tabaporã confirmou que não houve registro de danos aos moradores da cidade.

O tremor anterior ocorreu no dia 13 de novembro e foi mais intenso que o deste ano. De acordo com o Observatório, o sismo atingiu magnitude de 3,3 pontos na escala Richter. No ano passado, pelo menos seis tremores de terra foram registrados em Mato Grosso. Além desse ocorrido em Tabaporã, também houveram tremores em Água Boa, Alta Floresta, Cocalinho e Porto dos Gaúchos e Tabaporã, que atingiram magnitude de 2,4 a 4,2 pontos na escala Richter.

Em 2014, Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá, foi o município de Mato Grosso que teve mais terremotos. Foram dois no dia 11 de setembro, por volta das 12h, com apenas três minutos de diferença de um para o outro. O primeiro sismo chegou a magnitude de 3,9 e o segundo 4,2.

Nessa mesma cidade, foi observado o maior terremoto da história do Brasil, ocorrido no dia 31 de janeiro de 1955, com magnitude de 6,2 pontos na escala de Richter.