Tratores agrícolas: entenda o conceito e como escolher a melhor máquina para a sua lavoura

Foto: Agrofy

Tratores agrícolas: entenda o conceito e como escolher a melhor máquina para a sua lavoura

A mecanização agrícola é a responsável pelo desenvolvimento tecnológico para esse setor, basicamente ela consiste no planejamento, desenvolvimento e na execução das atividades no campo, tudo isso por meio de equipamentos, utilitários e algumas outras ferramentas.

Dentre essa lista, um dos maquinários mais importante e até mesmo conhecido, é o trator agrícola. Entretanto, existem algumas subcategorias específicas para cada tipo de necessidade, por isso, é de extrema importância entender o conceito e a funcionalidade dessa máquina e discernir sobre a melhor escolha a ser feita para as operações da sua lavoura. Para entender melhor sobre esse assunto, veja a seguir algumas dicas para fazer a escolha certa, assim, leia o artigo até o final.

Critérios de classificação dos tratores agrícolas

Para realizar a classificação dos diferentes tipos de tratores, existem cinco critérios básicos, são eles: tipos de chassi, sistema de locomoção, tipo de tração, configuração dos projetos e, por fim, a natureza das atividades que executam.

Sistema de locomoção

Essa primeira característica se categoriza em duas partes diferentes: os de pneus (rodas) e os de esteira. O primeiro ainda pode ter como subdivisão os tratores de rabiças, motocultivador, cultivador motorizado, também conhecido como ‘mula mecânica’. A principal funcionalidade deles é realizar a tração dos arados, plantadeiras, carretas e a grande maioria dos implementos e alfaias agrícolas. Os de esteira são mais utilizados na construção das estradas na fazenda, por causa da menor compactação do solo.

Tipos de chassi

O chassi é a parte responsável por atribuir características com relação, por exemplo, ao peso e à potência, a distribuição dos esforços e, principalmente, a localização do centro de gravidade. Eles podem ser classificados como rígidos ou articulados, podem ser em 2,3 ou até 4 rodas.

Tipos de tração

Existem três tipos de tração diferentes, são elas:

Tração em duas rodas: também conhecidos como 4×2, esse tipo de trator é indicado para uso em solos com textura média e em regiões onde não chova demasiadamente, assim a aderência do pneu ao solo não será comprometida.
Tração nas quatro rodas: eles possuem uma capacidade maior em se adaptar a solos mais pesados e são mais seguros para uso em terrenos mais inclinados. Não são a melhor opção quando se trata de cultivo.
Tração dianteira auxiliar: são uma alternativa intermediária entre os dois últimos modelos apresentados, possuem um valor menor do que os que têm tração nas quatro rodas e uma eficiência maior do que os que apresentam tração nas duas rodas.

Configuração de projetos

Para cada tipo de necessidade, existe uma configuração de projetos diferentes, como, por exemplo, os porta-implementos, o reversível de uso múltiplo, o pulverizador, o vinhateiro, o tipo de caminhão e por assim em diante.

Natureza do trabalho que executam

Os tratores podem ser subdivididos em: agrícolas, florestais e industriais. Dentro de cada uma dessas categorias, existem outras classificações, como, tratores traçado, cabinado, de pneu 2RM, de esteira, entre outros. Por isso, a necessidade de conhecer a fundo o tipo de atividade a ser desempenhada pela máquina.

+ Acessados

Veja Também