Transplante de medula já poderá ser feito em Cuiabá

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Transplante de medula já poderá ser feito em Cuiabá

Portadores de leucemia que precisarem de auto transplante de medula óssea já poderão ter o tratamento a disposição em Cuiabá no Hospital Santa Rosa em 2016. A unidade de saúde está em fase de implantação deste tipo de procedimento denominado autólogo em que a medula que será transplantada é do próprio paciente. Este será o primeiro passo na determinação do Hospital Santa Rosa de ampliar a sua complexidade com transplante de órgãos.

No Transplante Autólogo de Medula Óssea(TMO) é feita a substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

A Medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes de defesa do nosso organismo, contra infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

A implantação do sistema de auto transplante no Santa Rosa vai disponibilizar uma unidade especializada com 3 leitos para pacientes que tiverem passado pelo processo e requerem cuidados especiais, que geralmente podem se prolongar por até 90 dias. Neste período, a imunidade fica bastante prejudicada e o paciente necessita de um ambiente especial para evitar infecções .

“Em muitos casos o transplante é um sucesso e o problema vem no pós-procedimento. Por isso estes dois leitos criados somente para estes pacientes é o que pode definir a sobrevivência do paciente”, explica o hematologista e oncologista André Crepaldi do Santa Rosa Onco.

Segundo ele, além do transplante de medula, a unidade hospitalar ainda oferece tratamento para todos os tipos de câncer utilizando os protocolos mundiais de quimioterapia.

A radioterapia do Hospital oferecerá também braquiterapia que é a radioterapia localizada com cápsulas no local do tumor, em caso do de próstata, o único tratamento em Mato Grosso. “Hoje contamos com o equipamento mais moderno que há para radioterapia, integração entre os setores de nutrição e fisioterapia e ainda consultoria com os maiores especialista do Hospital Albert Eisntein de São Paulo por teleconferência em caso de necessidade de uma segunda opinião”, comenta Crepaldi.

+ Acessados

Veja Também