Transformação Digital: as novas formas de se adaptar às aulas online

Transformação Digital: as novas formas de se adaptar às aulas online

Antes da pandemia causada pelo COVID-19, aulas EAD eram mais comuns entre pessoas que não tinham tempo de estar frequentando a escola ou preferiam estudar em casa.

Mas com a chegada da pandemia e o isolamento social, professores e alunos que não querem parar suas atividades, tiveram de aderir ao sistema online de ensino. As volta às aulas ainda é incerta no país, mas escolas antecipam protocolos de segurança.

O que significa EAD?

EAD significa Ensino a Distância e é uma das formas mais modernas de ensino para adquirir diplomas.

Estudar a distância significa ter liberdade para escolher os horários de suas aulas, sem interferir nas tarefas do dia a dia.

Estudar a distância pode ser bom, mas é necessário ter disciplina para se manter sempre assistindo e acompanhando aulas e tarefas.

O ensino a Distância não deixa de ser bom, na maioria das vezes é até mais procurado do que as aulas presenciais.

E se antes da pandemia as pessoas já gostavam de se matricular em aulas online, hoje então se tornou uma forma de adaptação tanto para alunos quanto professores.

Como são feitas as adaptações de aula online?

Transformar aulas presenciais em aulas online foi a forma que muitos professores e instituições encontraram de continuarem fazendo seu trabalho.

Para quem já trabalhava nesse ramo, a adaptação pode não ter sido tão difícil quanto pode estar sendo para os novatos nas atividades online.

Uma das primeiras tarefas de adaptação de aula online é transformar todo o conteúdo que seria dado em sala de aula, em aulas e atividades online.

Uma instituição de ensino já deve sempre se manter preparada, disponibilizando plataformas e sistemas online para que os alunos possam ter acesso às aulas.

Tudo isso, apesar de ser um mundo novo para alguns, para outros já é mais do que conhecido. A transformação digital de escolas e instituições de ensino está crescendo cada dia mais, facilitando a vida de professores e alunos.

O cenário de incertezas tanto para as mães, tanto para os estudantes, ainda há medo da volta às aulas, e isso se deve com os casos do vírus ainda predominante no país.

Quais os desafios de dar ou ter aulas online?

Apesar de ser uma forma mais moderna, prática e fácil de transmitir e receber conhecimento, aulas online pode ser um desafio tanto para alunos quanto para colecionadores.

Existem grandes desafios dentro dessas adaptações. Dar aula online ou ter aula online podem ocasionar situações imprevisíveis muitas das vezes.

Para um professor, é esperar que todos os alunos compareçam na aula, que a conexão de áudio, vídeo e internet estejam sempre 100% para que o aluno receba as informações corretamente.

Encontrar formas de passar através de vídeos gravados ou chamadas de vídeo como transmitir o mesmo conhecimento que se é dado em sala de aula e garantir que o aluno aprenda.

Outro grande desafio dessa adaptação de aula online é para os estudantes. Estar no conforto de casa, cheio de possíveis distrações pode levar o aluno a não prestar atenção o suficiente na aula que está sendo feita online.

As tarefas mandadas por e-mail ou através de portais disponibilizados pela instituição de ensino? Em muitos casos, quase nunca são feitas, o que pode prejudicar o desempenho do aluno.

Para se adaptar a essas mudanças é necessário ter muita disciplina e entender que, apesar não estar em uma sala de aula, é necessário estudar para passar de ano

+ Acessados

Veja Também