Trabalho das Forças Armadas também envolvem ajuda humanitária

Redação PH

Redação PH

trabalho das forças armadas também envolvem ajuda humanitária

Trabalho das Forças Armadas também envolvem ajuda humanitária

Além de atuar para defender a soberania nacional, as Forças Armadas brasileira ajudam a salvar vidas e contribuem para o bem estar da população do Brasil e de outros países, como é o caso da missão humanitária no Haiti.

Desde 2004, o Brasil atua naMissão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah). As atividades começaramapós a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide, com o objetivo de tentar controlar um ambiente marcado pela violência.Segundo o Ministério da Defesa, até o encerramento da missão, no próximo mês de outubro, o Brasil terá enviado cerca de 37,5 mil militares das Forças Armadas.

A última tropa brasileira embarcou para o Haiti na semana passada. Ela é composta por 970 militares.O trabalho desenvolvido noHaiti é reconhecido pelo povohaitiano e por autoridades internacionais.

Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, a participação do Brasil em missões de paz “representa o cumprimento com suas obrigações em nível mundial, contribui para estreitar as relações com países de particular interesse para o Brasil, e acarreta crescente prestigio à política externa aumentando a projeção do País no cenário mundial”.

Além do Haiti, desde 2010, as tropas brasileiras atuam em Missões de Paz no Líbano, em Chipre, na Costa do Marfim, Libéria, República Centro-Africana, Saara Ocidental, Sudão e Sudão do Sul.

Ajuda humanitária

No Brasil, Marinha, Exército e Aeronáutica trabalham em diversas ações de ajuda humanitária como a Operação Carro-Pipa, apoio em calamidades (enchentes, incêndios etc), combate ao mosquito Aedes aegypti, Expedicionários da Saúde, Operação Gota, apoio à Defesa Civil, além de programas como o Calha Norte, Projeto Rondon, Soldado Cidadão e Forças no Esporte.

A mais recente das ações é o transporte de órgãos para doação pela Força Aérea Brasileira (FAB). Desde a publicação do decreto que determina o transporte de órgãos por aeronaves da Força, em junho do ano passado, já foram transportados 275 órgãos.

+ Acessados

Veja Também