Toronto: Thiago Pereira pretende ser maior medalhista da história do Pan

Redação PH

Redação PH

Toronto: Thiago Pereira pretende ser maior medalhista da história do Pan

Quando tinha apenas dois anos de idade, Thiago Pereira quase se afogou na piscina do seu tio, em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro. Vinte e sete anos depois, o nadador chega a Toronto com uma obsessão: tornar-se o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos.

Com seis ouros conquistados em casa, no Rio-2007, e outros seis na última edição, em Guadalajara-2011, Thiago chega ao Canadá como o brasileiro com o maior número de títulos na competição.

Além das 12 medalhas de ouro, ele soma nada menos que 18 pódios, com três pratas e três bronzes (em 2011, 2007 e 2003, em Santo Domingo, uma medalha de cada cor em cada edição).

Para 'MisterPan', não é suficiente. Em Toronto, ele terá duas grandes metas pela frente. A primeira é bater o recorde absoluto de medalhas do Brasil, que pertence por enquanto a outro nadador, Gustavo Borges.

Foto:Reprodução/Valterci Santos/AGIF/COB

Thiago corre atrás de outra meta, ainda mais ambiciosa: o recorde absoluto de medalhas. Para isso, precisa ganhar no mínimo quatro, para alcançar a marca do ex-esgrimista cubano Erick López, que subiu 22 vezes ao pódio em Jogos Pan-Americanos.

Na sua primeira participação ao Pan, tinha apenas 17, e conquistou a prata nos 200 medley, sua modalidade predileta, e o bronze nos 400. Aos 21, no Rio de Janeiro, fez história em casa ao superar a marca do lendário Mark Spitz com seis medalhas de ouro no Pan de 2007 (o americano faturou cinco em Winnipeg-1967).

Maior estrela da delegação do Brasil no Pan, Thiago Pereira terá a honra de ser o porta-bandeira do país na cerimônia de abertura, na sexta-feira.

+ Acessados

Veja Também