Top 15 dos logotipos mais famosos do mundo

Top 15 dos logotipos mais famosos do mundo

É seguro dizer que o logotipo da empresa é tudo (pelo menos aos olhos de um comprador atento e perspicaz). Apesar de o logotipo inevitavelmente mudar com o desenvolvimento da marca, ele reflete a fidelidade aos valores e tradições e também enfatiza a ideia de unidade. 

Neste artigo, falaremos sobre os 15 logotipos de marcas mais famosos. Nossa lista inclui logotipos cujos autores são desconhecidos, e há obras-primas gráficas nas quais equipes inteiras de designers e outros especialistas trabalharam. Algumas marcas reuniram uma coleção tão impressionante de logotipos que decidimos focar apenas nos mais importantes. Gostar de ler! 

O que é um logotipo 

O logotipo é o símbolo mais importante de qualquer empresa. É uma característica distintiva de uma empresa, produto ou serviço. O logotipo é um emblema que sustenta a imagem da empresa, faz parte da identidade corporativa e serve como meio de individualização e identificação no mercado. 

A palavra logotipo veio da língua grega antiga: λόγος significa “palavra” e τύπος – “impressão”. O uso do termo “logo” começou no século 19. Era usado principalmente por gráficas, chamando-o de espaços em branco de textos clichês que não precisavam ser digitados manualmente. 

Atualmente, o logotipo é usado como sinônimo da palavra marca, marca ou marca. No entanto, isso não é totalmente correto, porque Nem todo logotipo é uma marca e nem todo emblema se torna uma marca registrada. A seguinte afirmação seria mais correta: um logotipo registrado é uma marca, e uma marca que se tornou conhecida torna-se uma marca. 

Um logotipo é um estilo gráfico de letras estilizadas ou uma imagem que pode conter um nome corporativo abreviado ou completo da organização. 

15 logotipos mais famosos 

Google 

Milhões de usuários veem este logotipo em suas telas de computador todos os dias. É a identidade visual fundamental de um site e é usada por mais de 100 bilhões de usuários mensais. O Google é conhecido por seu excelente senso de humor, e essa qualidade se reflete em seu logotipo. 

IBM 

O logotipo “listrado” da IBM, projetado pelo famoso designer gráfico Paul Rand, substituiu o antigo logotipo da IBM com letras em bloco preto da empresa. Tal mudança no estilo visual não foi acidental e simbolizou uma mudança nas prioridades da empresa de estabilidade para velocidade. 

Walmart 

O gigante de compras Walmart lidera a lista das 500 maiores empresas do mundo (Fortune 500). Em 2008, a imagem visual do Walmart passou por uma mudança significativa: o logotipo ganhou mais brilho e deu adeus à estrela que separava partes das palavras “Wal” e “Mart”. As letras agora usam um tom mais claro de azul, enquanto o “brilho” amarelo à direita torna o logotipo mais amigável. 

Visa 

O novo slogan da Visa “Onde você quiser estar” descreve perfeitamente o logotipo da empresa. Este simples emblema segue-nos por todo o lado: na TV, nas portas dos cafés e, sobretudo, nos cartões de plástico. O novo logotipo estreou em 2006, substituindo seu antecessor retangular azul e amarelo. 

eBay 

O mundialmente famoso leilão online apresentou seu novo emblema ao público em 2012. Buscando transmitir a energia e o dinamismo da marca, o novo emblema utiliza letras em ziguezague (chamadas de “baseline shifting”) e uma paleta de cores ousada. Além disso, as letras parcialmente sobrepostas simbolizam o senso de comunidade entre os usuários da plataforma online. 

FedEx 

O logotipo do serviço de correio FedEx é um dos melhores exemplos de publicidade subliminar. Dê uma olhada no espaço em branco entre o grande E e o pequeno x! Veja a seta? De uma maneira tão engraçada, a empresa afirma que seu pacote será entregue a você mais rápido do que você pode piscar! 

3M 

Dois símbolos tridimensionais em vermelho. Embora o logotipo pareça ter levado apenas alguns segundos para ser projetado, ele chamou a atenção em 1978, quando foi apresentado ao público pela primeira vez. O logotipo original era um carimbo redondo com o nome completo da empresa (Minnesota Mining and Mfg. Co.) e o endereço de sua sede. Desde 1906, o logotipo passou por mais de um rebranding, tornando-se cada vez mais simples. 

Coca Cola 

A empresa e seu logotipo estão tão firmemente enraizados nas mentes dos americanos quanto a águia careca, que é o símbolo de seu país. A empresa permanece fiel à sua fonte de assinatura (Spencerian), que permaneceu praticamente inalterada desde 1887. Com essa consistência visual, a marca tornou-se sinônimo de estabilidade e respeito à tradição. 

Nike 

A revista Complex nomeou o swoosh icônico da Nike como o logotipo corporativo mais reconhecido de todos os tempos. O emblema foi desenhado por Carolyn Davis, um dos alunos de Phil Knight, fundador da Nike. Depois de pagar ridículos US$ 35 pelo logotipo, Night comentou: “Não gosto, mas vou me acostumar”. Aparentemente, Night se apegou ao emblema com todo o seu coração! 

Olympics

Há duzentos anos, diferentes países do mundo, esquecendo suas diferenças políticas e econômicas, enviam seus melhores atletas para competições internacionais, demonstrando seu amor pelo esporte e espírito competitivo. Desde 1912, o símbolo das Olimpíadas são cinco anéis de interseção que representam os cinco continentes (América, Ásia, África, Europa e Austrália). Além disso, as cores dos anéis (vermelho, azul, amarelo, verde e preto) estão presentes em todas as bandeiras dos países participantes dos Jogos. 

Disney 

Poucos percebem o quão grande é a Walt Disney Company. Este é um verdadeiro conglomerado que inclui ABC, ESPN, Pixar, Marvel, History Channel e, mais recentemente, Lucasfilm. O logotipo da gigante do cinema é a verdadeira assinatura de Walt Disney, fundador da empresa e talentoso animador. 

UPS 

Tendo cruzado a marca venerável de 100 anos, United Parcel Service of America, Inc. entrega diariamente 15 milhões de itens de correio para pessoas em 220 países ao redor do mundo. Ao longo de sua história, o serviço postal mudou quatro logotipos, três dos quais com a sigla UPS dentro do escudo. O primeiro emblema surgiu em 1937 e o último foi o resultado de um rebranding global da empresa em 2003. 

GAP 

GAP é o nome de uma empresa de roupas americana fundada em 1969 por Donald e Doris Fisher. O logotipo original da marca era lacônico: a palavra “gap” estava escrita em uma fonte simples em um fundo branco. Decidindo que era hora de mudar, em 1984 a GAP apresentou ao público um logotipo atualizado na forma de um elegante quadrado azul, mas os fãs da marca receberam essa iniciativa com hostilidade. Tal reação obrigou a administração da empresa a retornar ao antigo logotipo, que seus clientes tanto amavam. 

WWF (Fundo Internacional para a Vida Selvagem) 

O International Wildlife Fund é uma organização sem fins lucrativos que implementa e apoia projetos que visam a conservação e restauração de populações de animais selvagens e a proteção de seus habitats. Desde a sua criação em 1961, a Fundação usa o panda como seu logotipo. É claro que, ao longo dos longos anos de existência da Fundação, o emblema sofreu pequenas modificações, mas em geral o logotipo permaneceu praticamente inalterado. 

Apple 

A Apple é merecidamente considerada a mais inovadora entre as empresas de eletrônicos de consumo e possui um exército de fãs leais. O logotipo mundialmente famoso da Apple foi criado em 1976 por Steve Jobs. Mesmo sem o efeito brilhante e os gradientes, uma maçã mordida ainda parece impressionante. Uma silhueta translúcida em um fundo branco – não pode ser mais perfeita. 

Então, você aprendeu um pouco mais sobre os logos mais famosos do mundo. Talvez um deles seja uma fonte de inspiração para você. Atreva-se! 

+ Acessados

Veja Também