Um intenso tiroteio no Complexo de Israel fechou importantes vias expressas, como a linha Vermelha e a avenida Brasil, na altura da Cidade Alta, zona norte do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (12).
Segundo a Polícia Civil, o pedido de fechamento da avenida Brasil ocorreu para garantir a segurança da população. O objetivo da ação é checar informações de inteligência a respeito da facção criminosa que atua no local.
Homens da elite da PM e da Polícia Civil cercaram a comunidade chefiada pelo traficante Peixão. Em resposta, criminosos incendiaram barricadas.
Durante a ação, um helicóptero da PM foi alvejado e precisou fazer um pouso forçado. Ninguém ficou ferido.
Segundo relatos, bandidos obrigaram passageiros a sair da estação de trem de Vigário Geral, que fica muito próxima à comunidade. Inclusive, a subida da passarela foi interditada com pneus em chamas.
Moradores relataram ter escutado muitos tiros. Vídeos mostraram pessoas assustadas dentro de um ônibus que passava pelo local.
Trem e BRT afetados
O tiroteio também afetou a circulação dos transportes públicos.
De acordo com informações da SuperVia, os trens pararam de circular no ramal Gramacho por medida de segurança.
Já o BRT teve o funcionamento interrompido no corredor TransBrasil no trecho entre as estações Cidade Alta e Mercado São Sebastião.
OCORRÊNCIA POLICIAL NA AVENIDA BRASIL
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) February 12, 2025
Atenção, motorista! A Avenida Brasil está interditada, nos dois sentidos, na altura da Cidade Alta, em função de uma ocorrência policial. Polícia Militar no local.
Rota alternativa: Linha Vermelha.#CORInforma #viasexpressas pic.twitter.com/E1B3DLT4g5