Timão precisa de feito inédito para se classificar

Redação PH

Redação PH

Timão precisa de feito inédito para se classificar

A derrota por 2 a 0 para o Guaraní, no Paraguai, deixou o Corinthians em uma situação desconfortável na Libertadores. Para avançar às quartas de final do torneio no tempo regulamentar, o Timão precisa derrotar o rival por três gols de diferença na Arena, na próxima quarta-feira. Em caso de triunfo por 2 a 0, a vaga será definida nos pênaltis. Se conseguir se classificar, o time de Tite conseguirá um feito inédito na história do clube.

O Corinthians ficou em desvantagem de dois ou mais gols no mata-mata da Libertadores em três temporadas, sendo eliminado em todas. A única com o mesmo placar da derrota para o Guaraní foi justamente uma das quedas mais doloridas.

Em 1999, o Corinthians perdeu por 2 a 0 para o Palmeiras na ida das quartas de final. Na volta, o Timão devolveu o placar, mas foi superado por 4 a 2 nos pênaltis. Para piorar a situação do torcedor alvinegro, o grande rival ainda conquistou a Libertadores.

O Corinthians também não conseguiu reverter desvantagens de dois ou mais gols em 1991 e 1996. No início da década de 90, o Alvinegro cruzou com o Boca Juniors logo nas oitavas de final. Na primeira partida, em La Bombonera, o time da casa ganhou por 3 a 1. Em São Paulo, o Timão ficou apenas no empate por 1 a 1.

Na Libertadores de 1996 o algoz foi o Grêmio. Na primeira partida das quartas de final, em casa, o Corinthians perdeu por 3 a 0. A vitória por 1 a 0 no Olímpico foi insuficiente para reverter a vantagem gaúcha.

Se algo serve de consolo para a torcida alvinegra é que o Timão já conseguiu a margem necessária em diversas partidas desta temporada. Dos 26 jogos oficiais de 2015, em sete o Corinthians conseguiu uma diferença que o manteria vivo na Libertadores.

Confira abaixo a lista de triunfos alvinegros:

3 a 0 sobre a Marília, Paulistão

4 a 0 sobre o Once Caldas, Libertadores

2 a 0 sobre o São Paulo, Libertadores

2 a 0 sobre o Linense, Paulistão

3 a 0 sobre o Mogi Mirim, Paulistão

2 a 0 sobre a Portuguesa, Paulistão

4 a 0 sobre o Danubio, Libertadores

+ Acessados

Veja Também