Tiago Camilo fatura 6º ouro do país e é tricampeão pan-americano

Redação PH

Redação PH

Tiago Camilo fatura 6º ouro do país e é tricampeão pan-americano

Tricampeão! Tiago Camilo conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos pela terceira vez. Na noite desta segunda-feira, o paulista de 33 anos venceu um rival de peso na final, o cubano Asley Gonzalez, campeão mundial em 2013, no Rio e vice-campeão olímpico em Londres 2012. Além do ouro, o país levou mais três medalhas de bronze no terceiro dia de disputas do judô em Toronto. Mariana Silva, Victor Penalber e Maria Portela subiram ao pódio em suas categorias. No total, o judô brasileiro já ganhou nove medalhas no Canadá: três de ouro, uma de prata e cinco de bronze. E podem vir mais quatro nesta terça-feira.

Tiago Camilo conquista o ouro pela terceira vez consecutiva no Pan (Foto: AP Photo/Julio Cortez

Agora, Tiago, campeão mundial em 2007 e duas vezes medalhista olímpico (prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008), soma seu ouro em Toronto aos dois outros títulos pan-americanos conquistados no Rio 2007 e Guadalajara 2011.

– O Pan sempre foi uma competição que mexeu muito comigo. Tem uma atmosfera muito especial. Cada conquista, cada passo e todas as medalhas que conquistei foram especiais. Por trás de tudo isso tem horas e horas de treinos, de muita dificuldade. Eu vim aqui para fazer o que eu mais amo, que é lutar judô. Representar o Brasil sempre foi sensacional – disse Tiago.

Asley Gonzalez foi um rival à altura. O cubano de 25 anos foi campeão do mundo no Rio, em 2013, mas depois sofreu com uma lesão no ombro. Ficou fora do Mundial da Rússia, no ano passado, e procurou ajuda justamente no Brasil para se recuperar. Foi o médico da seleção brasileira de judô Breno Schor que o operou. Ele iniciou sua recuperação em São Paulo e terminou o tratamento em Cuba.

– O Tiago é um grande campeão. Ele mereceu esse título. Quero agradecer ao doutor Breno por ter me operado e por eu estar aqui nesta final – disse Asley.

Os combates

Na estreia, Tiago Camilo, atual número 20 do ranking, teve pela frente o chileno Rafael Romo (74º). Após uma disputa grande pela pegada, o brasileiro foi mais eficiente e acabou conseguindo um ippon, a pouco mais de dois minutos de combate. Com a segunda luta já valendo como semifinal, o vice-campeão olímpico em Sydney 2000 fez mais um duelo sul-americano, dessa vez contra o argentino Cristian Schmidt. Sabendo limitar a movimentação do hermano, Tiago aproveitou um descuido defensivo do rival e o jogou para conseguir um wazari. Com a desvantagem, o número 58 do ranking mundial ficou afobado e acabou recebendo shidos (advertências) que culminar em mais uma vitória por ippon do campeão mundial de 2007.

No duelo que valia ouro, o oponente foi o dificílimo Asley Gonzalez. Apesar de ainda não estar 100% depois da operação no ombro direito, no segundo semestre de 2014, o cubano merecia respeito por ter sido vice-campeão olímpico em Londres 2012 e campeão mundial em 2013. A luta foi dura e durou os cinco minutos. Com uma pegada forte, o brasileiro minou o rival, atacou quando necessário e forçou punições ao cubano. Com dois shidos contra, Asley não teve forças para reagir e viu Tiago Camilo se tornar tricampeão pan-americano.

Victor encarou o portorriquenho Gadiel Miranda: bronze para o judoca brasileiro (Foto: Rafal Burza/CBJ)

Penalber, sexto do ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ), não conseguiu confirmar o título do Campeonato Pan-Americano, em abril deste ano, também no Canadá. Ele estreou com um bonito ippon sobre o mexicano Yusef Farah (341º) e dava a impressão de que poderia caminhar com tranquilidade para a final. Porém, na semi, acabou virando uma presa fácil para o bom jogo de movimentação e pegada do cubano Felipe Morales Silva. O carioca foi derrubado de wazari quando faltava pouco mais de dois minutos para o fim da luta. Havia tempo para reagir, mas ele ficou passivo no tatame e foi derrotado ao final dos cinco minutos.

No duelo pela medalha de bronze, Victor encarou o portorriquenho Gadiel Miranda. Mostrou logo de cara que não deixaria o tatame sem a vitória. Conseguiu um yuko e dominou a luta. Antes de entrar no último minuto, aplicou um belo golpe para vencer por ippon e garantir o pódio. O campeão da categoria foi o americano Travis Steves, que bateu o cubano, algoz de Pnelaber, na final.

Número 11 do ranking mundial, Mariana não conseguiu fazer a sua condição de melhor atleta das Américas na lista. A paulista estreou demonstrando força na luta de chão ao conseguir uma imobilização em cima da mexicana Andrea Gutierrez (92ª). Porém, na luta seguinte, Mariana sucumbiu diante da empolgada canadense Stefanie Tremblay, que soube aproveitar o apoio da torcida local. A 58º do mundo cresceu diante da brasileira e a imobilizou para vencer por ippon.

Mariana Silva conquistou o bronze no feminino (Foto: William Lucas/ Inovafoto)

Na luta pelo terceiro lugar, Mariana enfrentou a colombiana Diana Velasco (87º). A brasileira foi melhor durante todo o combate, conseguiu um yuko e, no fim, um wazari para garantir mais uma medalha para o judô brasileiro nos Jogos de Toronto. O ouro ficou com a equatoriana Estefania Garcia, que derrotou Stefanie Tremblay na decisão.

Apelidada de Raçudinha, a gaúcha Maria Portela demonstrou a sua garra habitual e iniciou o Pan com uma vitória por ippon sobre a venezuelana Elvismar Rodriguez (93º). Na semifinal, a 19º do ranking mundial soube administrar a pressão de encarar a atleta da casa Kelita Zupancic nos minutos iniciais e saiu na frente com um yuko. Porém, no último dos quatro minutos de combate, Portela viu a oponente virar o placar e avançar à final. Sobrou a disputa do bronze contra a mexicana Andrea Poo (68º). E a medalha veio na diferença mínima, com um shido contra a rival. O outro bronze ficou com a tricampeã mundial Yuri Alvear, da Colômbia. O ouro ficou com a canadense Kelita Zupancic. Ela derrotou a cubana Onix Cortês na final.

Resultados do dia

Meio-médio feminino (63kg)
1º Estefania Garcia (EQU)
2º Stefanie Tremblay (CAN)
3º Mariana Silva (BRA)
3º Maylin Del Toro (CUB)

Meio-médio masculino (81kg)
1º Travis Stevens (EUA)
2º Felipe Morales Silva (CUB)
3º Victor Penalber (BRA)
3º Pedro Castro (COL)

Médio feminino (70kg)
1º Kelita Zupancic (CAN)
2º Onix Cortês (CUB)
3º Maria Portela (BRA)
3º Yuri Alvear (COL)

Médio masculino (90kg)
1º Tiago Camilo (BRA)
2º Asley Gonzalez (CUB)
3º Isao Cardenas (MEX)
3º Cristian Schmidt (ARG)

+ Acessados

Veja Também