Thiago Silva reúne com a reitoria da Unemat e cobra funcionamento do novo prédio em Rondonópolis

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Thiago Silva com os representantes da reitoria da Unemat

Thiago Silva reúne com a reitoria da Unemat e cobra funcionamento do novo prédio em Rondonópolis

Compartilhe:

Na busca de um entendimento para a consolidação do Campus Avançado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Rondonópolis, com a ocupação do prédio construído pela iniciativa privada em parceria com a Prefeitura Municipal, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e deputado estadual Thiago Silva (MDB) esteve reunido, com a reitora Vera Maquêa, vice-reitor Alexandre Porto e o pró-reitor de Administração, Miguel Júnior, na Casa de Leis.

O parlamentar tratou sobre a situação dos alunos que aguardam uma definição de um espaço definitivo para acomodarem os mais de 700 alunos da instituição na cidade. Ele reforçou a cobrança para a reitora Vera, para que a instituição chegue a um entendimento e definição com a prefeitura para que os estudantes possam ter um espaço próprio para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Thiago Silva ressaltou ainda, que quando era vereador no município, ajudou a aprovar a área para construção da universidade, e desde o ano de 2019, ao assumir o mandato de deputado estadual, busca soluções para a construção de um prédio próprio para a instituição.

Na reunião, o deputado enfatizou a sua história em defesa da implantação da Universidade em Rondonópolis. “Temos uma história com a Unemat há mais de 10 anos, com a classe estudantil, lideranças locais e políticas e da sociedade civil organizada para criação do campus no município. Precisamos unir as forças políticas do município e resolver este impasse que se arrasta há anos, para uma Universidade forte com mais cursos que precisa de um campus consolidado. Como defensor do fortalecimento desta Universidade em nossa cidade, esperamos um entendimento rápido com a prefeitura para proporcionar um local com conforto e comodidade para os nossos alunos, professores e servidores”, disse.

Deputado defende um espaço próprio para os mais de 700 acadêmios

Vera reconheceu o empenho e iniciativa do deputado ao destinar emendas para a Unemat, sendo que ele contemplou cerca de R$ 3 milhões para a instituição. “Hoje, ele está na Comissão de Educação que é um lugar importantíssimo para discutirmos as políticas públicas do nosso Estado e precisamos continuar contando com o seu apoio e da Assembleia Legislativa para viabilizar benefícios para a Unemat”, declarou a reitora.

Os representantes da Unemat avaliaram que a melhor solução será firmar a parceria entre o município e o Estado, com a possibilidade de cessão de uso ou doação do novo prédio construído para torná-lo em definitivo um campus, onde a gestão municipal organizaria a estrutura física e manutenção e a Universidade ficaria como gestor e, em conjunto com o Estado, prefeitura e deputados seriam responsáveis pelo financiamento de cursos, abertura de vagas e turmas.

No final do encontro, eles também pontuaram que conversaram com o governador de Mato Grosso e que, nos próximos dias, haverá uma reunião do Estado com a Prefeitura. Diante disso, Thiago Silva reforçará a cobrança junto ao chefe do Executivo Estadual e vai articular com os membros da Comissão da Educação e deputados da região para contribuir com as tratativas. Além disso, manterá o seu compromisso em destinar emendas parlamentares para fortalecer a instituição e gerar oportunidades para a população e o acesso a uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp