Thiago Silva destina emenda para fomentar o empreendedorismo nas escolas de Rondonópolis

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Thiago Silva investe na parte de inovação e de tecnologia com alunos de ensino médio de Rondonópolis

Thiago Silva destina emenda para fomentar o empreendedorismo nas escolas de Rondonópolis

Compartilhe:

Com emenda parlamentar de R$ 200 mil para o Instituto Tecnológico de Gestão Estratégica e Organização Social Sustentáveis (I-GEOS), o deputado estadual vai garantir a aplicação do projeto “Jovem Inovador” que promove o empreendedorismo de inovação e de tecnologia aos alunos do ensino médio, em escolas de tempo integral de Rondonópolis. A iniciativa conta com a parceria da Diretoria Regional de Educação (DRE), das Secretarias de Educação (Seduc) e de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Secitec).

“Temos que incentivar, desde cedo, em nossa juventude, a importância de fomentar a tecnologia aliada ao conhecimento e ao empreendedorismo. As ideias propostas por eles poderão se transformar em um projeto inovador. Até mesmo, uma conexão com empresas consolidadas com base tecnológica e criar soluções conjuntas. Que os alunos possam aproveitar essa oportunidade e despertar o interesse pela inovação tecnológica no empreendedorismo”, disse o parlamentar.

O I-GEOS é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e sem fins lucrativos, com 20 anos de atuação no ramo. De acordo com a presidente da entidade, Ângela Márcia de Souza, o projeto será aplicado com os alunos que terão a oportunidade de entender técnicas, montar negócios e desenvolver ações inovadoras com base na tecnologia, no período de oito semanas.

“O aluno vai viver experiências, mentorias, oficinas e imersões, para que tenha uma transformação tanto pessoal quanto de competência técnica. Também, terá a oportunidade de se preparar ao mercado de trabalho ou criar um negócio inovador ou ser um talento em uma empresa inovadora de base tecnológica, para criar produtos e serviços inovadores”, exemplifica Ângela.

Ela explica que no início de existência do Instituto, foi criada a incubadora de empresas que trabalha para ajudar na produção de negócios inovadores – junto de empreendedores e empresários. Em 2014, começaram a trabalhar fortemente no ecossistema de inovação, em Rondonópolis. E, agora, em março de 2022, vão começar a trabalhar com os jovens – que era algo já almejado por parte da entidade.

“Você entende que nas escolas primária e secundária, o aluno já tem que ter contato com os métodos de empreendedorismo, ciência e tecnologia, com habilidades digitais e inovadoras. Então, em 2021, começamos a gerir esse projeto, adaptar as nossas metodologias para trabalhar com os jovens do ensino médio. Temos um processo já testado de 20 anos, em que nós podemos ajudar esse jovem da escola, sendo que sempre foi o nosso sonho”, comenta a presidente.

Em relação à emenda parlamentar destinada por Thiago Silva, Ângela reconheceu que o deputado vê o I-GEOS com bons olhos e a busca na construção do ecossistema de inovação. “Assim, ele nos propiciou essa emenda para colocarmos a nossa metodologia a serviço das escolas. Agora, nosso foco é trabalhar, neste primeiro ano, com as escolas de tempo integral chamadas de plenas com esses alunos junto com a DRE, Seduc e Secitec. Então é uma parceria que nasce a partir da emenda do deputado”, salienta.

O projeto “Jovem Inovador” será aplicado, inicialmente, em cinco escolas de Rondonópolis, no mês de março. Na oportunidade, serão promovidas oficinas, ferramentas e terão mentores disponíveis para ajudar os alunos a pensar em uma ideia, solucionar problemas e entenderem como poderão modelar a proposta pensada até transformar em um projeto ou negócio de empreendedorismo.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp