Thiago Silva apresenta projeto para doação de computadores e auxílio internet para professores e alunos das escolas públicas

O deputado estadual Thiago Silva apresentou o projeto de lei 137/2021 na Assembleia Legislativa que cria o “auxílio internet”, com o objetivo de que o Estado possa fazer a distribuição gratuita de computadores portáteis para uso funcional e pedagógico dos professores e estudantes da rede estadual, acompanhado de acesso à internet gratuito, a fim de dar efetividade ao programa de Educação à Distância (EaD), durante a pandemia do COVID-19.

No início de 2021, o Poder Executivo apresentou o plano gradual de retorno às aulas, onde, incialmente, tem-se a aplicação da modalidade on-line para retorno gradual das atividades, ou seja, de modo não presencial, através de plataformas de tecnologia. Ocorre que a proposta de EaD que o Estado visa implementar, não leva em conta que 42% das casas brasileiras não possuem computador e principalmente na zona rural de Mato Grosso os alunos tem dificuldade ao acesso virtual.

“Este trabalho é importante durante a pandemia, pois facilita o trabalho do professor e o estudo do aluno que muitas vezes não tem acesso a internet e não possuem tablets ou computadores”, disse o deputado Thiago Silva.




A professora Eliana Costa de Cuiabá comenta a atual dificuldade do professor. “Precisamos desse apoio do Estado para que possamos ministrar aula e atender nossos alunos diante das dificuldades que a pandemia nos trouxe”, disse a professora.

De acordo com o deputado, a situação superavitária das finanças públicas do Estado possibilita este investimento na educação pública estadual, e o auxílio irá fazer a diferença na aprendizagem dos alunos e no trabalho diário dos professores. “Iremos trabalhar juntos dos nossos colegas deputados para que possamos aprovar este projeto o quanto antes para atender essa demanda da comunidade escolar que tem solicitado na aquisição de computadores e acesso à internet para melhorar o acesso às aulas remotas”, finaliza Silva.