Teste de paternidade confirma o parentesco

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Teste de paternidade confirma o parentesco

A Lei da Paternidade garante, desde 1992, o reconhecimento de filiação pelo pai no registrode nascimento da criança. Porém, estimativas feitas por especialistas e projeções com base nas inspeções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em cartórios indicam que uma em cada quatro crianças nascidas no Brasil não tem o nome do pai em sua certidão de nascimento.O teste de paternidade virou ferramenta quase obrigatória em todas as ações jurídicas, extrajudiciais e casos amigáveis onde existe a necessidade de se estabelecer com confiança o pai da criança.

Em casos em que há dúvidas sobre a paternidade, Dr. Gustavo Guida, geneticista docorpo clinico do laboratório Cedic Cedilab, explica que atualmente existem diversas possibilidades para confirmar oparentesco com a criança, inclusive em casos de pais falecidos. “Em situações mais críticas, em que a mãe ou o pai não estão disponíveis para o teste, podemos utilizar o material dos avós, por exemplo. Mas o ideal é sempre quehaja a presença dos pais e da criança para a realização do exame”, reforça o médico.

Dr. Gustavo esclarece que é através do DNA que herdamos as características dos pais. O teste se baseia então na análise de regiões do DNA nas quais ele é propenso a apresentar semelhanças comparativas a amostras de sangue extraídas dos supostos pai, filho e mãe.

Particularidades do exame

“Cada um de nós tem um conjunto único dessas variáveis, representando uma mistura de nossos pais. Cada um deles contribuiu com metade do nosso material genético. O resultado éfeito por meio de uma comparação entre as variáveis presentes no DNA. E para legitimara paternidade, metade de todas as variáveis precisa ser compatível com cada um dos pais”, ressalta.

O geneticista lembra que para a realização do teste existem algumas restrições eprocedimentos a serem seguidos. “As pessoas que farão o exame através do sangue não podem ter passado portransfusão de sangue recente, ou transplante de medula óssea, pois isso pode alterar oresultado do teste. Nesses casos, costuma-se colher outro material – mas com resultados tão seguros quanto no sangue. Além disso, não é preciso fazer jejum no dia da coleta de sangue”, finaliza.

Este exame pode ser realizado na Unidade Jardim das Américas do Laboratório Cedic Cedilab, na Avenida Brasília número 600, em Cuiabá. Para mais informações acesse o sitewww.cediccedilab.com.brou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.

+ Acessados

Veja Também