Tesoureiro do PT é alvo da nova fase da Lava Jato

Redação PH

Redação PH

presos filmam tortura a rival dentro de penitenciária

Tesoureiro do PT é alvo da nova fase da Lava Jato

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, é um dos alvos da nova fase da operação Lava Jato, que foi deflagrada na manhã desta quinta-feira. A Polícia Federal cumpriu mandado de condução coercitiva contra ele (quando a pessoa é levada até a delegacia para prestar depoimento).

Vaccari estava em casa, em São Paulo, e foi levado para a sede da Polícia Federal. Na residência do pestista também foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

O tesoureiro do PT foi citado nos depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef – ambos firmaram acordo de delação premiada (contaram detalhes do esquema de corrupção na estatal em troca da redução da pena, caso sejam condenados).

João Vaccari Neto seria o operador do PT na cobrança de propina pelos contratos de empreiteiras com a Petrobras.

A 9ª fase da Lava Jato acontece simultaneamente em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia.

Mais de 200 policiais cumprem 62 mandados: um de prisão preventiva, três temporárias, 18 de conduções coercitivas e 40 de busca e apreensão.

Segundo a Polícia Federal, a nova fase foi originada a partir da colaboração de um dos investigados, documentos e contratos apreendidos em fases anteriores, além de informações prestadas por uma ex-funcionária de uma empresa que foi alvo da operação.

A operação Lava Jato foi deflagrada em março de 2014. Até a oitava fase eram investigadas 17 empreiteiras que têm contrato com a Petrobras. Executivos, doleiros e ex-diretores da estatal estão detidos na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

+ Acessados

Veja Também