Terrorista que atacou aeroporto belga já tinha sido deportado da Turquia

Redação PH

Redação PH

retórica de trump é xenofóbica, e não populista, afirma obama

Terrorista que atacou aeroporto belga já tinha sido deportado da Turquia

Um dos suspeitos de ter provocado o ataque ao aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, na Bélgica, já tinha sido deportado duas vezes da Turquia em 2015, segundo a Reuters. Um funcionário do governo turco afirmou que Ibrahim El Bakraoui foi deportado em julho e agosto.

Um segundo oficial turco afirmou que a deportação ocorrida em julho foi provocada pela suspeita da polícia de que ele se tratasse de um jihadista internacional. A medida administrativa foi tomada, mas ele não tinha cometido nenhum crime em território turco.

Na quarta-feira (23), as autoridades belgas confirmaram que Ibrahim e o irmão estão envolvidos nos ataques que deixaram 31 mortos e 270 feridos. O número de vítimas, no entanto, ainda pode aumentar. Eles já eram procurados por suas ligações com os ataques de 13 de novembro em Paris.

Ibrahim El Bakraoui foi identificado por impressões digitais. O homem já havia sido apontado como suspeito em imagens de câmeras da segurança divulgadas na terça-feira pela polícia.

As imagens mostravam três homens empurrando carrinhos de bagagem, pouco antes das duas explosões que arrasaram o salão de embarque do aeroporto. Ibrahim, que nasceu em Bruxelas em 9 de outubro de 1986, seria o homem do meio.

Graças a um taxista, que explicou ter recolhido os três homens do aeroporto no bairro de Schaerbeek, a polícia revistou um apartamento da região onde foram encontrados 15 quilos de explosivos TATP e material para fabricar bombas.

Na mesma rua foi encontrado um computador abandonado em uma lata de lixo, no qual havia o que o procurador chamou de "testamento" de Ibrahim. Nele, diz "não saber o que fazer" e afirma que é procurado "por todas as partes" e por isso não se sente "seguro".

+ Acessados

Veja Também