Terremoto atinge província da Indonésia e deixa mortos

Redação PH

Redação PH

putin decide não expulsar diplomatas norte-americanos

Terremoto atinge província da Indonésia e deixa mortos

Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu a província de Aceh, região norte da Indonésia, provocando a morte de pelo menos 97 pessoas. O tremor ainda deixou cerca de 500 pessoas feridas na manhã desta quarta-feira (7), horário local.

O número de mortos ainda pode aumentar. Autoridades locais confirmam que diversos moradores da área afetada ainda se encontram presos em ruínas. Segundo agências internacionais, o abalo acarretou na queda de diversos imóveis, como residências, edifícios e mesquitas. Equipes de resgate com aproximadamente 1.500 agentes seguem trabalhando na busca de sobreviventes pela região.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor teve seu epicentro a apenas 8,2 km de profundidade e 5,8 km a noroeste de Pante Raja. As autoridades estimam que pelo menos 14 mesquitas desabaram, e um hospital foi danificado.

Em 26 de dezembro de 2004, a costa oeste da província de Aceh já havia sido devastada por um sismo de 9.1 que provocou um tsunami no Oceano Índico e deixou 250 mil mortos, sendo cerca de 100 mil apenas na Indonésia. O tremor é considerado um dos mais mortais da história.

Aproximadamente 148 milhões de indonésios, mais da metade da população do país, vivem em áreas com risco de terremotos. "Nós corremos para uma colina nos arredores porque nossa casa fica perto da praia. Tememos que um tsunami possa chegar a qualquer momento", disse Fitri Abidin, que vive com o marido e os filhos no distrito de Pidie Jaya, o mais afetado pelo sismo desta quarta. (ANSA)

+ Acessados

Veja Também