Temporais se espalham pelo centro-norte do Brasil

Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

Temporais se espalham pelo centro-norte do Brasil

Nuvens muito carregadas cresceram sobre o Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Bahia e provocam temporais desde a tarde e noite desta terça-feira. No decorrer da quarta-feira, muitas outras áreas de instabilidade se formam por quase todo o Brasil e provocam chuva, mas com risco de chuva forte e ventania.

A tempestade subtropical Mani já se afastou para alto-mar, mas o ciclone extratropical que se formou no litoral do Rio Grande do Sul ainda vai influenciar o litoral gaúcho.

A frente fria associada com este ciclone avança no mar e se aproxima de São Paulo.

Previsão do tempo para 28/10/2020

Há condições para chuva nesta quarta-feira em quase todo o Brasil e com risco de temporal em muitos estados.

O tempo seco e sol predominam na Região Sul do Brasil, no centro-sul e leste de São Paulo e no centro-sul do estado do Rio De Janeiro. No litoral gaúcha ainda pode chover de manhã. O tempo fica firme nas capitais do Sul e também em São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro.

Esta quarta-feira é um dia com sol com algumas nuvens, mas sem chuva, no norte do Piauí, no Ceará em praticamente todo o Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, Chove rápido no litoral potiguar e paraibano.

Em todas as outras regiões do Brasil, o tempo fica instável nesta quarta-feira, com períodos de sol e pancadas de chuva com raios.

Dia com muitas nuvens e chuva a qualquer hora na Bahia, no Tocantins, no sudeste do Pará, norte de Goiás, Distrito Federal e norte de Minas Gerais.

Alertas meteorológicos para hoje

Atenção para rajadas de 50 a 70 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, por causa de um ciclone extratropical.

Rajadas de 50 a 65 km/h podem ocorrer no litoral capixaba e da Bahia.

Alerta para temporais em Roraima em todo o centro-oeste do Amazonas, no centro-oeste e norte de Mato Grosso do Sul, no centro, sul e leste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sul do Tocantins, no centro-oeste e sul da Bahia e no norte/noroeste de Minas Gerais.

A maioria das áreas do Brasil foca em atenção para ocorrência de pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios temporais e de ventos fortes.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

+ Acessados

Veja Também