Tempestade deixa ao menos 20 mortos na República Dominicana

Redação PH

Redação PH

justiça condena 21 por trágico choque de trem na argentina

Tempestade deixa ao menos 20 mortos na República Dominicana

A República Dominicana sofreu nessa sexta-feira comos ventos e as chuvas da tempestade tropical Erika, que devastou a pequena ilha de Dominica, deixando ao menos 20 mortos, e poderá alcançar a Flórida nos próximos dias, embora debilitada.

"Erika entra na República Dominicana com fortes chuvas e rajadas de vento", informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami, Flórida (sudeste dos EUA), em seu boletim das 18h (Brasília).

Com potentes ventos de 85 km/h, o olho de Erika se encontrava 155 km a sudeste da capital dominicana de Santo Domingo, segundo o NHC.

Após atravessar a ilha de La Hispaniola, que é compartilhada pelo Haiti e pela República Dominicana, a tempestade se dirigirá a Cuba, país que decretou nesta sexta-feira um alerta de ciclone no leste de seu território.

Os meteorologistas americanos informaram que se espera que Erika perca força nas próximas 48 horas e "que a tempestade tropical diminua", inclusive com a possibilidade de que se "dissipe" após passar por La Hispaniola.

Mas se continuar, Erika pode chegar na segunda-feira pelo Golfo do México à costa oeste da Flórida, como uma frágil tempestade tropical. De todo modo, o governador da Flórida, Rick Scott, decretou estado de emergência, o que permite mobilizar recursos para os serviços de emergência e ativar a Guarda Nacional.

Erika castigou Dominica, onde as fortes chuvas provocaram inundações que deixaram ao menos 20 mortos e muitos outros desaparecidos, informou nesta sexta-feira no Twitter o primeiro-ministro da ilha caribenha, Roosevelt Skerrit.

O ministro de Obras Públicas e Portos de Dominica, Ian Pinard, havia informado previamente o balanço de 25 mortos e muitos desaparecidos. "O país foi devastado severamente", afirmou o funcionário.

Por sua vez, a imprensa local tem evocado 35 mortos, em sua maioria na pequena vila de Petite Savanne, que ficou isolada pela força das chuvas.

Devido aos graves danos, a Organização dos Estados Americanos (OEA) ofereceu seu apoio à Dominica, onde várias pontes e rodovias, e até o principal aeroporto do país, foram danificados.

A Dominica recebeu mais de 300 mm de chuvas, segundo o NHC, que adverte que entre 75 e 150 mm, com picos em algumas regiões de até 250 mm, podem cair sobre a República Dominicana, Haiti, ilhas Turcos e Caicos, Cuba e Bahamas.

Incerteza na Flórida, EUA

A República Dominicana é particularmente sensível às tempestades devido aos seus numerosos rios. No país, os serviços de salvamento estavam prontos para agir, enquanto as escolas e as praias permaneciam interditadas.

O Haiti, sobretudo sua costa norte, também estava de prontidão. As autoridades restringiram os deslocamentos no país, que começará a sentir a força de Erika nas próximas horas.

Apesar de ainda persistir a incerteza sobre se o fenômeno chegará à Flórida e com qual potência, o estado americano continuava os preparativos.

"A tempestade tropical Erika representa uma séria ameaça para todo o estado da Flórida e requer que sejam tomadas precauções oportunas para proteger comunidades, infraestruturas-chave e o bem-estar geral do estado", escreveu o governador Scott ao declarar o estado de emergência.

As autoridades em vários condados costeiros da Flórida distribuíam sacos de areia para conter as águas e pediam para reforçar a proteção das casas, enquanto as pessoas compravam água potável, lanternas, baterias e comida não perecível em supermercados.

"Os preparativos estão acontecendo diante da possível chegada de Erika aos Estados Unidos", declarou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. O presidente Barack Obama se mantém informado da situação, informou.

Em Porto Rico, Erika deixou cerca de 250.000 pessoas sem eletricidade, mas não causou maiores danos. Pelo contrário, o fenômeno gerou chuvas que poderão ajudar a conter a severa seca do estado livre associado aos Estados Unidos.

+ Acessados

Veja Também