Temer diz que povo francês foi vítima de ‘injustificada intolerância’

Redação PH

Redação PH

putin decide não expulsar diplomatas norte-americanos

Temer diz que povo francês foi vítima de ‘injustificada intolerância’

O presidente em exercício, Michel Temer, afirmou na noite desta quinta-feira (14), por meio de nota divulgada à imprensa, que o povo francês foi vítima de “injustificada intolência”. A declaração foi divulgada cerca de três horas após o ataque que matou dezenas de pessoas em Nice, no sul da França.

As mortes ocorreram após um caminhão atropelar pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice. Autoridades confirmaram 84 mortos até o início da manhã de sexta (15).

“O povo francês foi vítima da mais injustificada intolerância neste 14 de julho. É abjeta e ultrajante a ação perpetrada contra inocentes que celebravam os mais elevados valores universais: a liberdade dos povos; a igualdade entre os cidadãos e a fraternidade como elemento das relações entre seres humanos”, diz a nota divulgada por Temer na noite desta quinta-feira.

O ataque aconteceu no Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida à beira-mar, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). O procurador de Nice, Jean-Michel Prêtre, diz que o veículo percorreu 2 km entre a multidão.

O Ministério do Interior francês confirmou que o motorista foi morto. A agência AP, citando como fonte Christian Estrosi, informou que o caminhão estava cheio de armas e granadas.

Segundo o "Nice Matin", um de seus repórteres estava no local acompanhando a celebração e relatou que um grande grupo de pessoas começou a correr. O clima era de pânico, já que ninguém sabia se era um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente. Várias delas entraram no mar para se proteger.

"Os assassinos não conseguirão seu intento. Muito ao contrário, apenas reforçarão os laços entre países livres, que buscam a igualdade de condição entre as nações do mundo. E a fraternidade continuará a guiar nossos povos. Hoje, mais do que nunca, somos todos franceses. Irmãos na dor e solidariedade a todos os mortos e feridos, suas famílias e amigos", disse Temer.

Veja íntegra da nota de Temer:

O povo francês foi vítima da mais injustificada intolerância neste 14 de julho. É abjeta e ultrajante a ação perpetrada contra inocentes que celebravam os mais elevados valores universais: a liberdade dos povos; a igualdade entre os cidadãos e a fraternidade como elemento das relações entre seres humanos. Os assassinos não conseguirão seu intento. Muito ao contrário, apenas reforçarão os laços entre países livres, que buscam a igualdade de condição entre as nações do mundo. E a fraternidade continuará a guiar nossos povos. Hoje, mais do que nunca, somos todos franceses. Irmãos na dor e solidariedade a todos os mortos e feridos, suas famílias e amigos. O Brasil se une a todos que desejam e lutam pela paz e harmonia no mundo. Estamos juntos contra a intolerância e a barbárie.

Michel Temer
Presidente da República em exercício

+ Acessados

Veja Também